https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10082/ceja-tem-palestra-sobre-doao-de-rgos
12/08/2015
CEJA tem palestra sobre doação de órgãos
A importância da doação de órgãos foi tema de palestra no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Erechim. Realizada no último sábado (8) pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Santa Terezinha, a palestra para estudantes, professores e a equipe diretiva esclareceu dúvidas, apresentou números e explicou detalhes sobre a doação.
De acordo com a diretora do CEJA, Rute Imlau, o assunto foi escolhido em função do Projeto Anual do CEJA e da equipe multidisciplinar de Apoio ao Ensino de Aprendizagem, que tem como tema a vivência dos valores e a promoção da saúde e qualidade de vida. Ela apontou números apresentados na palestra.
“Em todo o Brasil são mais de 28 mil pessoas aguardando nas filas de transplantes. No Rio Grande do Sul, são 1,2 mil pacientes esperando por um órgão. As pessoas precisam ser esclarecidas sobre a doação de órgãos, que é o diferencial para salvar vidas. Por isso, um ponto muito importante frisado na palestra, foi o da necessidade de comunicar a família o desejo de ser um doador de órgãos, já que a doação só ocorre se a família autorizar”, disse Rute.
Os órgãos que podem ser transplantados são o coração, córnea, fígado, pulmão, rins, pâncreas, ossos e pele. A doação deles pode ocorrer quando há o atestado de morte cerebral do paciente e seus órgãos estão intactos e com suas funções plenas. A comissão que realizou a palestra foi formada pela enfermeira do Santa Terezinha Danubia Ceron e pela assistente social do hospital Aline Pereira.