https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10138/melhores-estudantes-so-incentivados-com-informtica
02/09/2015
Melhores estudantes são incentivados com informática
Jovens das escolas municipais de Erechim com melhor desempenho são selecionados para projeto Aluno Digital
Jovens das escolas municipais de Erechim com melhor desempenho são selecionados para projeto Aluno Digital
Os estudantes de 6º a 8° anos das Escolas Municipais de Erechim que tiverem o melhor desempenho em sala de aula, boas notas e não tiverem faltas são selecionados para participar do projeto Aluno Digital - PRADI. O programa criado pela Diretoria de Informática Educativa – DIE em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM, tem como meta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como preparar os alunos para serem monitores e ajudarem colegas e professores na utilização destes recursos em sala de aula.
O projeto começou em maio. 56 estudantes foram selecionados e agora participam de cursos práticos no Laboratório de Informática Educativa do NTM, utilizando desktops, equipamentos móveis como tablets, netbooks, notebooks, máquinas digitais, lousa interativa, projetor e projetor integrado, para execução Softwares Livres relevantes ao ensino aprendizagem, sob a orientação da Coordenação Pedagógica e Professoras Formadoras do NTM. As atividades são realizadas no contra turno escolar.
“É realizada ainda uma visita mensal aos estudantes nas Escolas, onde, em conjunto com as Coordenadoras Pedagógicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realiza-se atividades práticas referentes ao que foi desenvolvido no NTM, para reforçar o aprendizado e realizar os testes com o equipamento disponível na escola”, explica a Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva.
O PRADI será encerrado no Primeiro Encontro de Boas Práticas em Informática Educativa, no dia 20 de novembro, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. O estudante que concluir as atividades do projeto vai receber um Certificado de Curso com a programação desenvolvida e carga horária cumprida expedido pela Secretaria Municipal de Educação e Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM.
“Ao estimular o uso das novas tecnologias no cotidiano escolar, buscando sua integração com as atividades de sala de aula, estimularemos também o crescimento pessoal e intelectual dos estudantes, o uso dos netbooks do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) e dos Laboratórios de Informática Educativa das Escolas de modo a explorar as potencialidades envolvendo a Internet e outros Softwares Livres de uso pedagógico”, declara o secretário de Educação, Alderi Oldra.