Prefeitura Municipal de Erechim - Entidades realizam I Conferência Territorial de Juventude do Alto Uruguai

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10158/entidades-realizam-i-conferncia-territorial-de-juventude-do-alto-uruguai

04/09/2015

Entidades realizam I Conferência Territorial de Juventude do Alto Uruguai

Entidades realizam I Conferência Territorial de Juventude do Alto Uruguai

Jovens de todo os Território Alto Uruguai participam de conferência, que aconteceu na sexta-feira (4), no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Erechim em preparação para a 3ª Conferência Nacional da Juventude que acontece em dezembro em Brasília – DF.
Mais de 100 de jovens da região Alto Uruguai se reúnem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, para participarem da I Conferência Territorial com o tema “As várias formas de mudar o Rio grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e Garantia de Direitos”. A conferência é uma iniciativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Alto Uruguai – CODETER-AU, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, SUTRAF-AU, Emater-RS/ASCAR, UERGS, Capa, Prefeitura Municipal de Erechim e serve como preparação a 3ª Conferência Nacional da Juventude que acontece em dezembro em Brasília – DF.
Os jovens foram acolhidos, credenciados e participaram de um momento místico para entrarem no clima da conferência trabalhando: a solidariedade, o trabalho em equipe e ajuda mútua em momentos de dificuldades.
Após a fala das autoridades, Alcemir Bagnara fez palestra “O novo rural para a Juventude da Agricultura Familiar”, onde através da apresentação de dados estatísticos e resgatando a trajetória da agricultura familiar provocou uma reflexão e pontuou desafios aos jovens participantes em serem protagonistas para a construção de fato um novo rural.   
Para Douglas Cenci – Coordenador do SUTRAF-AU e do CODETER-AU “a Conferência é um importante espaço de diálogo entre a população e os governos onde os jovens podem construir suas propostas que devem desencadear em programas e políticas públicas voltadas para a juventude.”
À tarde os jovens foram divididos em grupos para debate dos eixos temáticos, com a construção das propostas. Após a construção as propostas foram apresentadas, aprovadas e serão encaminhadas as instâncias estadual e da 3ª Conferência da Nacional da Juventude.
O próximo passo é organizar a participação da Juventude do Território Alto Uruguai primeiramente para a conferencia estadual e posteriormente para a conferência nacional.