https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10199/modelo-de-educao-inclusiva-de-erechim-ser-tema-de-seminrio-internacional
18/09/2015
Modelo de Educação Inclusiva de Erechim será tema de Seminário Internacional
O programa aplicado nas escolas municipais será debatido no evento em Brasília
O programa aplicado nas escolas municipais será debatido no evento em Brasília
O modelo de educação inclusiva aplicado nas Escolas Municipais de Erechim será apresentado no Seminário Internacional Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro em Brasília. O município foi convidado a participar do evento promovido pela Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Na próxima semana o secretário de Educação, Aldei Oldra, e a coordenadora de Inclusão Inclusiva, Maria Salete Torres, estarão apresentando o trabalho desenvolvido em Erechim no evento que vai reunir profissionais de Educação de todo país.
“Estamos orgulhosos pelo convite, especialmente porque iremos mostrar a experiência positiva desenvolvida nas nossas escolas para todo país”, declara o secretário Oldra, que lembra que a Prefeitura não terá custos com nossa viajem. Tudo será custeado pela organização do evento.
Erechim destaque nacional em inclusão
Erechim recebeu o Prêmio Nacional de Educação Inclusiva, sendo considerada a melhor do Brasil e à Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata por ter a melhor experiência em educação inclusiva no Brasil, reconhecida pela conquista do Terceiro Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas.
O reconhecimento foi concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) e pelo Ministério da Educação. No total, 140 projetos de todo Brasil foram avaliados, englobando desde capitais e grandes metrópoles, até pequenos municípios.
Esse trabalho é reflexo, em parte, do atendimento especializado a crianças com deficiência desenvolvido pela Secretaria de Educação de Erechim. A Pasta da Educação foi considerada a segunda melhor do Brasil, sendo reconhecida pelo conjunto das ações que desenvolve em relação a educação inclusiva no município.
Educação é reconhecida pela Unesco
O trabalho desenvolvido nas escolas de Erechim também é tema de pesquisa por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que avaliou o município junto a outros nove de todo o Brasil. A pesquisa quer identificar e divulgar as boas práticas em inclusão e fortalecer programas, projetos e políticas alinhadas à educação inclusiva no Brasil.