Prefeitura Municipal de Erechim - Não abandone. Adote.

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10210/no-abandone-adote

22/09/2015

Não abandone. Adote.

Campanha da Secretaria de Meio Ambiente incentiva a adoção de animais

Não abandone. Adote.

Campanha da Secretaria de Meio Ambiente incentiva a adoção de animais

Com o objetivo de incentivar a adoção de animais e o não abandono, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a campanha institucional “Não abandone. Adote”. “Buscamos chamar a atenção da população para a grande quantidade de animais que estão esperando por adoção nas ONGs e lares temporários em Erechim. Divulgando a superlotação destes locais e incentivando a posse responsável”, explica o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi.

Com frases como “Qual crime eles cometeram” para terem sido abandonados e permanecerem por anos esperando um lar que os respeite, ou “Você pode salvar duas vidas, a sua e a dele”, a campanha leva a pensar sobre todas as alegrias que um animal de estimação trás para as famílias que os adotam.

Abandono é cruel. E crueldade é crime

“Cães e gatos vivem em média de 15 a 20 anos, necessitando de cuidados por todo este tempo, inclusive nos períodos de férias e viagens. Além disso, precisam de acompanhamento veterinário permanente, mantendo as vacinas sempre em dia. Por isso é fundamental que tudo seja analisado antes de ter um animal, para que o mesmo não seja abandonado posteriormente nas ruas da nossa cidade”, salienta Mario, lembrando que o abandono é cruel e crueldade contra os animais é crime.

Cuidados básicos

Existem famílias que optam por deixar seu cão fora de casa, o que não representa problema, desde que o animal tenha casinha adequada e espaço suficiente para suas atividades, bem como água limpa e fresca sempre à disposição. “O ideal é que o animal viva livre, sem correntes, mas quem não tem seu terreno cercado pode optar por utilizar uma espia, mais conhecida como “vai e vem” para que seu animal possa correr e fazer os exercícios diários”, reforça o secretário de Meio Ambiente.

Outra informação muito importante, é sobre a limpeza do local onde o pet faz as necessidades fisiológicas, seja em casa, no canil ou na rua, deve sempre ser recolhido o quanto antes. Muitas pessoas levam seus cães para praças, canteiros ou jardins, estas devem sempre levar um saco, jornal ou materiais próprios para o recolhimento.

Adoção responsável

“Para quem puder, pedimos que adote um cão, um gato. Certamente a retribuição com muito amor e carinho que eles darão será a melhor recompensa. Além disso, buscamos valorizar o trabalho das entidades que acolhem diversos animais e motivar a comunidade a pensar sobre a responsabilidade que se deve ter com os animais, através da adoção responsável”, conclui Mario Rossi.