Prefeitura Municipal de Erechim - Comtran aprova ciclovia em Erechim
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10213/comtran-aprova-ciclovia-em-erechim

25/09/2015

Comtran aprova ciclovia em Erechim

Proposta do executivo foi aprovada por unanimidade pelas entidades que compõem o Conselho

Comtran aprova ciclovia em Erechim

          O Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (23) a proposta do executivo municipal que prevê a implantação de ciclovias em Erechim. A defesa do projeto perante o Conselho foi feita pelo secretário de Obras, Jorge Psidonik, acompanhado pela arquiteta da prefeitura, Adesane Crespi Mattje.

            Em março deste ano, a implantação de ciclovias nas ruas de Erechim já havia sido discutida, e aprovada, em audiência pública realizada com a presença de mais de 100 pessoas. Participaram das discussões nesta terça-feira, ainda, os secretários de Segurança, Rafael Testa, e de Coordenação e OP, Anacleto Zanella.

            Com o aval do Comtran o município acerta os últimos detalhes para oferecer mais este modal de transporte à comunidade. A primeira ciclovia será na avenida Sete de Setembro, partindo da Praça da Bandeira até o estádio Colosso da Lagoa. O secretário Jorge explica que a avenida Sete de Setembro servirá para desenvolver o restante da malha cicloviária do município. “Nossa proposta é de que esta primeira ciclovia faça com que a população visualize e se habitue à prática do ciclismo, que já conta com um número considerável usuários. A partir dela vamos fazer a avaliação de todos os detalhes necessários para expandir em outras ruas”, diz.

 

            A ciclovia da Avenida Sete será separada (segregada) dos veículos com taxões e segregadores, que já foram adquiridos pelo município. Os ciclistas terão que obedecer às mesmas regras dos veículos, como aguardar nos cruzamentos, respeitar os semáforos, esperar sua vez para fazer conversões, entre outras. Não haverá alteração no fluxo de veículos motorizados na Avenida Sete. Além disso, será mantido o estacionamento e as duas pistas para os automóveis – mantendo a configuração e o mesmo espaço dimensionamento percebido na Avenida Maurício Cardoso, já que a pista de rolagem da Sete tem dois metros a mais de largura do que a Maurício. A ciclovia ficará junto ao canteiro central, para evitar conflitos com veículos que acessam suas garagens ou fazem carga e descarga, passageiros que abrem portas e trânsito de pedestres.