https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10238/prefeitura-assina-incio-de-obras-em-ruas-do-maria-clara-e-novo-atlntico
30/09/2015
Prefeitura assina início de obras em ruas do Maria Clara e Novo Atlântico
Ruas precisarão de drenagem e nova base, antes de ganhar asfalto
Ruas precisarão de drenagem e nova base, antes de ganhar asfalto
A prefeitura de Erechim assina o início das obras de drenagem, construção de base e asfaltamento das ruas Caetano Alberto Rossetti e Fernando Testa, que ligam os bairros Maria Clara e Novo Atlântico. A obra está orçada em mais de R$ 150 mil e, segundo a empresa contratada, a Pavsul, o planejamento é de terminar a base em menos de dois meses. O asfalto sobre a base será executado pela prefeitura. A obra, que já está em andamento nesta quarta-feira (30), atende a uma demanda do Orçamento Participativo (OP).
O ato de assinatura ocorreu na noite desta terça-feira (29), no Salão Comunitário do Maria Clara, entre as secretarias de Obras e de Planejamento Gestão e Orçamento Participativo e a empresa Pavsul. Após o ato, moradores do bairro puderam tirar todas as dúvidas sobre como será o andamento da obra. O secretário de Obras, Jorge Psidonik, explica que as várias etapas vão garantir a durabilidade do asfalto.
“Todo o calçamento antigo será retirado, porque está comprometido e a rua terá sua base removida em 30 centímetros, para que ao final não fique em um nível acima das casas. A partir de então serão iniciadas as fases de construção da nova base e compactação. Conforme forem ficando prontos os trechos com a nova base, iremos realizar o asfaltamento”, descreveu.
O secretário acrescentou que durante a obra serão construídas canalizações e captadores de água, para evitar que as casas sejam alagadas. “Teremos todo esse trabalho para que o asfalto seja realmente bom e tenha durabilidade”, afirmou.
Além de servir de rota para os moradores do bairro e resolver problemas de terra e barro nas casas, as melhorias da rua são necessárias para garantir o transporte público. O secretário de Planejamento, Anacleto Zanella, afirma que a empresa de ônibus urbano, Gaurama, fará a linha no bairro nos dias em que as obras não causarem interrupção.
“É um transtorno temporário, mas que é necessário para a solução definitiva. Esta é a última etapa de uma série de obras que fizemos na Caetano Alberto Rossetti no decorrer do último ano. Transformamos uma rua que antes só passava um carro por vez em uma avenida. Agora, além de haver um bom asfalto, as pessoas não vão mais ter problemas de terra em suas casas e, ao final, o transporte de ônibus estará garantido”, apontou.
De acordo com o sócio-gerente da Pavsul, Juliano Alves, que assinou o documento de início de obras, se não houver muitas chuvas, em 40 dias a obra da base estará pronta. “Nosso planejamento é de fazer neste período, prevendo que haja algumas chuvas nas próximas semanas. Porém, se chover muitos dias seguidos, é claro que o prazo se estende um pouco. A base só ficará boa com o terreno seco e, por isso, dependemos de tempo bom”, esclareceu.
Além dos secretários municipais e do empresário da Pavsul, participaram do ato de assinatura os vereadores Clarice Moraes, José da Cruz, Leandro Basso, Valdemar Loch e Vânia Miola e a coordenadora do OP, Terezinha Magaieski.