https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10290/agroindstria-especializada-em-sunos-abre-em-erechim
09/10/2015
Agroindústria especializada em suínos abre em Erechim
Com apoio da prefeitura, produtores do KM 10 Argenta esperam melhorar renda
Com apoio da prefeitura, produtores do KM 10 Argenta esperam melhorar renda
Com o apoio da prefeitura de Erechim, o município ganhou uma nova agroindústria, especializada em produtos suínos, como linguiças frescais, copas, embutidos cozidos e embutidos curados. Inaugurada nesta semana, no KM 10 Argenta, a Embutidos Guareski, administrada pelos sócios Nenézio Guareski e Roberto Grunewalt, oferece produtos completos da linha de suínos, desde salames para um café em estilo colonial, até inúmeras partes do porco para uma feijoada completa.
A agroindústria funciona os sete dias da semana, entre 7h30 e 19h. Roberto conta que o negócio só foi possível porque houve o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, que auxiliou desde a infraestrutura, com terraplenagens e empréstimos de máquinas, com projetos, até trâmites burocráticos para obter o registro no Serviço de Inspeção Sanitária.
“Se me pedissem para dar uma nota de zero a 10 para o que a prefeitura ajudou, eu diria 20. Sem o pessoal da Secretaria de Agricultura vir aqui, jamais saberíamos o caminho para construir uma agroindústria, assim como nem tínhamos ideia de como ter o registro sanitário. Agora nossa expectativa é a melhor possível. Ainda estamos vendo para entrar em alguma feira da cidade. Mas quem quiser nossos produtos pode vir até a agroindústria, que atende todos os dias”, contou.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que o trabalho de apoio da Secretaria Agricultura, é uma das ferramentas para que o produtor tenha perspectivas de permanecer no campo. O aumento da renda e a possibilidades de novos negócios são os caminhos que a prefeitura afirma apontar.
“São as famílias do campo que garantem os alimentos. É um trabalho essencial para que a sociedade exista, porque ninguém vive sem se alimentar. Por isso, os gestores têm que se preocupar em qualificar o campo, em dar alternativas para que as pessoas pensem em seguir no meio rural, mas com qualidade de vida, com perspectiva de crescer. A abertura dessa nova agroindústria mostra que com incentivo, há muitos caminhos para ser bem-sucedido no meio rural”, declarou.
O secretário municipal de Agricultura, Luis Parise, aponta que este é um dos trabalhos que ocorrem diretamente com os produtores, dentro das propriedades. O secretário ressalta algumas das atribuições da pasta.
“Quando se fala em Agricultura, a primeira coisa que se pensa são conserto de estradas. E essa é realmente nossa principal demanda. Mas muito se faz para que os agricultores cresçam, com uso de máquinas em silagens, em ampliações de aviários, em acompanhamento técnico nas plantações, em irrigações, que são trabalhos que não estão visíveis a todos, mas que dão um grande resultado para os agricultores e também para a população”, afirmou.