Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura diminui tempo para aprovar projetos de obras Secretaria modifica sistema e torna mais ágil serviço

">

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10372/prefeitura-diminui-tempo-para-aprovar-projetos-de-obras

04/11/2015

Prefeitura diminui tempo para aprovar projetos de obras

Secretaria modifica sistema e torna mais ágil serviço

Prefeitura diminui tempo para aprovar projetos de obras

A prefeitura de Erechim adota um novo sistema para diminuir o tempo de análise de projetos na Secretaria Municipal de Obras. Uma série de modificações foram tomadas nos trâmites internos para dar mais a agilidade às avaliações e às eventuais correções de cada um dos projetos de construção. Entre as principais mudanças estão a união entre os setores de Análise e de Aprovação de Projetos e a adoção de um roteiro padrão (check-list) para os dois setores.

 

De acordo com o assessor da Divisão de Vistoria, o engenheiro civil Rafael Viccari, o novo sistema impede que projetos passem meses indo e voltando entre profissionais da construção civil e o Poder Público. Outro fator positivo diz respeito à economia com gastos em impressões.

 

“Antes os projetos chegavam à secretaria e passavam por um crivo inicial, no setor de análise, que verificavam as conformidades com o Plano Diretor e apontavam as correções. O requerente, que é o engenheiro da obra ou o proprietário, tinha que então retirar e corrigir os apontamentos. Após as correções, o requerente entregava a documentação para o setor de aprovações, que elencavam novas mudanças a serem feitas e, novamente o profissional tinha que refazer”, contou.

 

O engenheiro, Rodrigo Viccari, considera que a união entre os setores melhorou bastante os trâmites dos projetos. “Somos bem atendidos, percebemos agilidade em nossos pedidos. Está 100% melhor”, garante ele.   

 

O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, relata que com o trâmite antigo eram muitas idas e vindas, com setores conversando línguas diferentes e inúmeras correções sendo feitas. “Era claro que isso precisava mudar, por isso tomamos providências. Ficou melhor para nós, que aproveitamos o tempo de trabalho com mais eficiência e também para os profissionais, que perdem menos tempo”, declarou.

 

No novo sistema, o projeto chega ao setor de análise e passa pelo check-list, com todos os itens que devem ser observados. Em seguida, os arquivos seguem para o setor de aprovação e não mais para o requerente. Na aprovação, o projeto passa novamente por check-list e, havendo alguma divergência, os dois setores – análise e aprovação – fazem a definição sobre o que o requerente deve corrigir.

 

“Somente depois do parecer dos dois setores nós mandamos os pedidos de correções ao requerente através de e-mail, com tudo que deve ser feito. A partir disso, somente a análise interage com o profissional da construção e, havendo conformidade, o projeto recebe a aprovação e a obra pode ter início. Só nessa mudança economizamos até meses de idas e vindas”, afirma a chefe da Divisão de Vistoria, Tassiana Grando.

 

A chefe de Divisão de Análise Predial, Ceris Beltrame, lembra também mudanças estruturais. Há mais de 30 anos como concursada na prefeitura, a servidora apontou que pela primeira vez o tema foi tratado com prioridade.

 

“No sistema antigo, sendo demorado ou não, os projetos recebiam a aprovação. Por isso, esse tema não recebia prioridade. Méritos ao secretário Jorge que melhorou nossos computadores, que abriu mão de sua sala para unir os setores e que veio com a proposta de mudanças nos trâmites internos. Estou quase me aposentando e não esperava que isso fosse mudar, mas mudou”, disse.