https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10399/educao-realiza-mostra-de-atividades-do-pacto-nacional-pela-alfabetizao
12/11/2015
Educação realiza Mostra de atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização
Atualmente 42 professores participam de treinamentos relacionados ao Ciclo de alfabetização e confecção de materiais pedagógicos
Atualmente 42 professores participam de treinamentos relacionados ao Ciclo de alfabetização e confecção de materiais pedagógicos
A Secretaria Municipal de Educação realiza no próximo dia 1º de dezembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, a Primeira Mostra Interativa de Atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento tem a finalidade de repassar aos estudantes dos 1º aos 3º anos das escolas municipais as atividades desenvolvidas pelos professores nos treinamentos do Pacto.
Em Erechim 42 professores realizam a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa orientados pelas professoras Guacira Jarvodnik e Rosângela Pereira e coordenados pela professora Anelise Fátima Bianchi.
Nestas formações as professoras realizam estudos relacionados ao Ciclo de alfabetização e confecção de materiais pedagógicos para serem utilizados com os estudantes em sala de aula.
“Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos”, explica a coordenadora do projeto em Erechim, Anelise Bianchi.
Pacto Nacional
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o sistema de escrita alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
“Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das nossas prioridades. Pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática”, destaca o secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra.