Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim na disputa pelo Projeto Sebrae Prefeito Empreendedor
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04/12/2015

Erechim na disputa pelo Projeto Sebrae Prefeito Empreendedor

Realizado a cada dois anos, o Prêmio é um reconhecimento aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional

Erechim na disputa pelo Projeto Sebrae Prefeito Empreendedor

Realizado a cada dois anos, o Prêmio é um reconhecimento aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional

O prefeito de Erechim Paulo Polis recebeu na manhã desta quinta-feira (3) em seu Gabinete, das mãos do secretário de Desenvolvimento Econômico Edgar Marmentini, uma cópia do Projeto Sebrae Prefeito Empreendedor. “Somos um time. Fico realmente muito feliz em ver os resultados positivos obtidos pelas nossas equipes. Trabalhamos com foco no desenvolvimento da nossa cidade e todos os trabalhos realizados pelas nossas secretarias de governo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as esferas da sociedade”, declara Polis.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento Estadual e Nacional dos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.

Em busca da desburocratização
Conforme explica o secretário de Desenvolvimento, Edgar Marmentini, este projeto apresentado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem como objetivo implantar ações junto aos órgãos municipais que estão envolvidos no processo de formalização de empresas, com o propósito de desburocratizar e facilitar a legalização do empreendedor erechinense, gerando mais oportunidades, renda e inclusão econômica e social.
“Para isso, aplicamos efetivamente os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de desenvolver estratégias para o fomento das atividades devidamente regularizadas pelo Balcão do Empreendedor (criado em 2009), eliminando barreiras e convidando aqueles que detêm bons projetos para contribuírem de forma ativa e legalizada no desenvolvimento da cidade”, frisa Marmentini.
Segundo o secretário de Desenvolvimento, o funcionamento do Balcão do Empreendedor tornou o processo de abertura de empresas mais célere e organizado. “A centralização dos serviços de formalização em um único local foi de extrema importância para trazer os empreendedores informais a buscar informações sobre os benefícios da legalização. Além disso, a disponibilização da maioria dos serviços de forma eletrônica como a consulta de processos, o alvará de funcionamento, a certidão de zoneamento, segunda via de documentos e a emissão de certidão de lotação eximiu o deslocamento constante dos cidadãos até os órgãos públicos”, afirma.
Para o prefeito, também é importante destacar os investimentos nos cursos de qualificação, nos convênios de capacitação e na disponibilidade da concessão de linhas de crédito junto ao ambiente de formalização do Balcão do Empreendedor possibilitou o fortalecimento da gestão e do investimento de capital nas empresas recém-regularizadas.
“A formalização de microempreendedores individuais era praticamente inexistente no ano de 2009, apenas 116 de um total de 5.804 micro e pequenas empresas ativas no município eram MEI´s. Desde a implantação do Balcão do Empreendedor, tem havido um movimento intenso de empreendedores registrados nesta categoria, resultando atualmente em mais de 3.725 MEI´s já formalizados de um total de 11.658 micro e pequenas empresas ativas atualmente”, declara Polis.

Integração – “O grande guarda-chuva”
“Executar um Projeto complexo como o Balcão do Empreendedor não é uma tarefa fácil. Muitas vezes se torna difícil dimensionar em sua totalidade os recursos exigidos em todas as fases de implantação, bem como das melhorias pelas quais o mesmo é submetido devido ao grande leque de serviços disponibilizados e incorporados a ele durante o seu desenvolvimento”, explica Marmentini.
Durante a conversa, que também foi acompanhada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento, Tales Manhabosco e pela servidora Marina Binsfeld, o prefeito ressaltou que o projeto é como um grande ‘guarda-chuva’. “Temos inúmeras ações que culminam na melhoria dos serviços prestados. Acredito ser extremamente importante reforçar os serviços de informação e assessoria em gestão de crédito e tecnologia como a emissão de Certidão de Zoneamento, Alvará de Funcionamento Eletrônico, emissão de nota fiscal eletrônica; guias de recolhimento, concessão de microcrédito, além das assessorias e capacitações do Sebrae”, reforça Polis.
Ainda, o ‘guarda-chuva’ também contempla as ações continuadas como a Semana Municipal do Empreendedorismo, Feirão do Emprego, faça&mostre – Feira de Produtos e Serviços, capacitações para compras públicas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Semana do Empreendedor, Programa Qualificar, Salão do Microcrédito, Semana do Microempreendedor Individual, Salão do Empreendedor, Programa de Microcrédito, Alvará de Funcionamento Eletrônico e REDESIM.