Prefeitura Municipal de Erechim - Ganhadores do projeto 'Educação Fiscal na Escola' recebem as premiações
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10505/ganhadores-do-projeto-educao-fiscal-na-escola-recebem-as-premiaes

10/12/2015

Ganhadores do projeto 'Educação Fiscal na Escola' recebem as premiações

Alunos desenvolveram releituras do mascote, histórias, desenhos e folders sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal, debatido em sala de aula, e os projetos mais votados foram premiados nesta quinta-feira (10) no sa

Alunos desenvolveram releituras do mascote, histórias, desenhos e folders sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal, debatido em sala de aula, e os projetos mais votados foram premiados nesta quinta-feira (10) no salão nobre

    Na manhã desta quinta-feira (10), no salão nobre da Prefeitura de Erechim estiveram reunidos estudantes da pré escola e 4º ano das escolas de ensino fundamental, escola municipal do Jaguaretê e também do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), junto com representantes das secretarias da Fazenda e Educação, Câmara de Vereadores e o prefeito Paulo Polis, para a premiação dos ganhadores do projeto  "Educação Fiscal na Escola: Desenvolvendo a Cidadania".
    Abrindo o evento, foi passado aos presentes um vídeo de um telejornal, criado e apresentado pelos estudantes da escola Jaguaretê, onde eles procuraram mostrar o que foi aprendido em sala de aula, como era utilizado nas propriedades rurais e os benefícios da educação fiscal.
    Logo após, em sua fala, o Prefeito, Paulo Polis, destacou a importância do projeto para a conscientização e também o engrandecimento da educação. “Sabemos que são através dessas ações que conseguiremos transformar a nossa sociedade, a conscientização sobre a educação fiscal, é necessária para que todos possam ganhar, para que todos possam crescer”, disse.
    “Precisamos investir na educação, pois somente através dela faremos com que o 'bem' vença. A maior conquista para um pai ou uma mãe, é ver seu filho indo bem nos estudos, porque somente assim crescemos, por isso essa ação, assim como os demais projetos desenvolvidos pelas escolas, merecem uma atenção especial”, finalizou o Prefeito, parabenizando à todos os presentes.
    Os prêmios entregues aos ganhadores foram: aos terceiros colocados um celular, aos segundos uma caixa de som, e aos primeiros um tablet. As escolas onde os alunos foram premiados, receberam um celular de prêmio, as demais escolas participantes receberão um certificado.
    Todos os prêmios foram doados pela Receita Federal de Passo Fundo, em razão dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Erechim.


Conheça os vencedores do projeto

    Os alunos da pré-escola, desenvolveram desenhos, e as ganhadoras foram, em 1º lugar: Maria Fernanda Kammler Cechet e em 2º lugar: Emily de Moraes ambas da EMEI São Cristóvão. As turmas de 4º anos fizeram histórias em quadrinhos e em 1º lugar foi escolhida a estudante Raíssa Padilha da EMEF D. Pedro II, o 2º lugar ficou para Débora Biavatti da EMEF Paiol Grande e em 3º lugar, Kauã Eduardo Claro da EMEF D. Pedro II.
    O CEJA de Erechim, confeccionou alguns folders e os os vencedores foram Waldir Piran, Maiki Caléu Cristani em 1º e 2º lugares respectivamente. Já a escola do Jaguaretê envolveu todos os estudantes em uma releitura do boneco da educação Fiscal, onde todos deviam ser criados a a partir de matérias recicláveis. A classificação ficou assim definida: em 1º lugar: Eduarda Borges e em 2º lugar: Larissa D. Pelin.


Educação Fiscal na Escola: Desenvolvendo a Cidadania

    Este projeto foi uma iniciativa das Secretarias da Fazenda e Educação dentro do Programa Municipal de Educação Fiscal, levando através dos professores em sala de aula conhecimento sobre cidadania, administração pública e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.
    Foram desenvolvidas várias atividades tais como exibição de vídeos sobre a História dos Tributos e Educação Fiscal, debates, visitas a mercados que envolveram os estudantes, desenvolvendo a percepção da importância de pedir a nota fiscal e do acompanhamento da aplicação dos recursos públicos resultante dos impostos.