Prefeitura Municipal de Erechim - Combate ao Aedes Aegypti requer cuidado com flores levadas aos cemitérios

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10598/combate-ao-aedes-aegypti-requer-cuidado-com-flores-levadas-aos-cemitrios

12/01/2016

Combate ao Aedes Aegypti requer cuidado com flores levadas aos cemitérios

Vasos de flores levados aos cemitérios devem ser furados ou cheios de areia, par evitar o acúmulo de água e a proliferação dos mosquito

Combate ao Aedes Aegypti requer cuidado com flores levadas aos cemitérios

Vasos de flores levados aos cemitérios devem ser furados ou cheios de areia, par evitar o acúmulo de água e a proliferação dos mosquito


    As ações de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre  chikungunya, estão sendo realizadas, em Erechim, pela Vigilância Sanitária. Mas a conscientização e colaboração da população é muito importante para evitar focos do mosquito. O alerta parte, desta vez, dos funcionários dos cemitérios municipais, uma vez que, quem leva flores para homenagear parentes e amigos falecidos, deve ficar atento as dicas para evitar que acumule água nos vasos.
    De acordo com os chefes do setor de Necrópole do cemitério Pio XII e Santa Cruz, Leomar Fátima da Cruz e Algemiro Nunes Soares, praticamente todos os dias é necessário que se faça uma 'vistoria' nos vasos de flores deixados junto aos túmulos para evitar focos do Aedes.
    “Os cemitérios [Pio XII e Santa Cruz] são bastante grandes, e nosso quadro de funcionários nem sempre nos permite vistoriar túmulo por túmulo todos os dias, por isso pedimos a colaboração das pessoas, para que evitem trazer flores em recipientes que possam acumular água. Não estamos impedindo de homenagear seus entes queridos, apenas queremos que haja uma colaboração nessa luta”, disse Leomar.
    Algumas ações foram realizadas nos cemitérios, com a finalidade de evitar a água parada, os vasos de cerâmica foram furados com o uso de furadeiras, mas muitos tiveram que ser descartados, pois poderiam tornar-se criadouros do mosquito.
    “Por muitas vezes a Vigilância Sanitária nos cobrou o cuidado com o acúmulo de água, principalmente nos vasos de flores, e por isso tivemos que tomar essa decisão, de retirar alguns das sepulturas, pois eram de algum material que não iriamos conseguir furar”, ressaltou Leomar, a chefe do setor de Necrópole, do cemitério Pio XII.
    A dica para quem quer levar flores aos cemitérios, que opte pelas artificiais, e encha os vasos com brita ou areia, e evite os pratinhos que ficam embaixo do vaso. Locais onde são acesas as velas, também devem ser furados, quando os mesmos não tiverem nenhuma saída junto ao chão.
    A limpeza dos túmulos é de responsabilidade da família e deve ser feita regularmente, para evitar qualquer tipo de acúmulo de água.


Dicas para evitar acúmulo de água nos cemitérios:
Opte pelas flores artificiais;
Encha de areia ou brita os vasos de flores, e opte pelos vasos com furos na parte debaixo;
Evite pratinhos embaixo dos vasos;
Coloque areia nos locais que possam acumular água nos túmulos;
 Floreiras de concreto, e locais onde são colocadas as velas, devem ser furadas, para permitir a saída da água.