Prefeitura Municipal de Erechim - Abertura da Colheita da Uva será nesta quarta-feira

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10603/abertura-da-colheita-da-uva-ser-nesta-quarta-feira

13/01/2016

Abertura da Colheita da Uva será nesta quarta-feira

A 15ª edição da Festa di Bacco terá início com a abertura da colheita da uva, que será realizada na propriedade do Sr. Pedro Szady

Abertura da Colheita da Uva será nesta quarta-feira

A 15ª edição da Festa di Bacco terá início com a abertura da colheita da uva, que será realizada na propriedade do Sr. Pedro Szady

    A 15º edição da Festa di Bacco, terá inicio a parir dessa quarta-feira, 13, com a abertura da Colheita da Uva 2016, que será realizada, as 16 horas, na linha Batistela, na propriedade do Sr. Pedro Szady. Após a abertura, os convidados poderão assistir uma apresentação artística e desfrutar de um coquetel.
    A partir deste domingo, dia 17, inicia a comercialização de uvas e demais produtos coloniais, seguindo em todas as quartas-feiras e domingos, das 14 horas às 19 horas, até o dia 14 de fevereiro, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.
    Também no Seminário, no dia 22 de janeiro, haverá o jantar típico italiano, os ingressos serão disponibilizados junto ao Sutraf-AU, ou com os membros da comissão organizadora da Festa, no valor de R$ 35. E nos dias 23 e 24 de janeiro, acontecerá a comercialização regional, com muitas danças, apresentações, jogos e competições.
    A Festa di Bacco é realizada através da Prefeitura e realização da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores do Alto Uruguai (Sutraf AU), grupos culturais Avanti, Gilé e Estela Alpina, e Comissão da Uva. A corte da feira é integrada pela rainha Andreia Carla Cichet e as princesas Natalie Bandiera e Andressa Colla.



Produção no Alto Uruguai
 
    De acordo com o assistente técnico regional em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Nilton Cipriano Dutra de Souza, a região do Alto Uruguai produz 700 hectares de uvas com 483 produtores envolvidos na atividade.
    A safra de uva da região do Alto Uruguai foi afetada pelas condições climáticas adversas, como geada e granizo, e teve uma queda de 30% na produção. Cipriano observa que a produtividade inicialmente prevista era de 10.283 toneladas e foi revista para 7.198 toneladas. As principais variedades produzidas são Isabel e Niágara branca e rosa, Rainha, Itália e Benitaca, e para produção de vinhos finos eatão a merlot e cabernet. (Dados Emater)