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05/02/2016
Ouvidoria municipal de Erechim é destaque no site Programa Cidades Sustentáveis
Em 2011 foi implantado um novo modelo de ouvidoria municipal na Cidade de Erechim
Em 2011 foi implantado um novo modelo de ouvidoria municipal na Cidade de Erechim
A nova ouvidoria veio com a proposta real de efetivar um canal de interlocução mais humano entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pela prefeitura. Dessa forma, a população, de fato, contribui para melhorar a gestão municipal.
A ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática, cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal. Trata-se de um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população sobre os serviços públicos.
A Ouvidoria Municipal de Erechim recebe, analisa e encaminha todas as manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, comunica de forma imediata ao cidadão o parecer do Poder Executivo.
Além do importante resultado obtido desde a reorganização da ouvidoria (79,13% das demandas recebidas tiveram resolução positiva por parte da prefeitura), é realizado um importante trabalho de pós-atendimento, que deve ser destacado como exemplo de inovação.
O pós-atendimento ou "Ouvidoria Ativa", como é conhecida, tem o objetivo de avaliar o trabalho do setor público nas diferentes áreas da gestão. Ou seja, a Ouvidoria Ativa é aquela que vai em busca do munícipe para ouvir a sua opinião sobre o serviço utilizado.
Assim, estabelece-se uma parceria em prol da eficiência e qualidade dos serviços municipais, a qual já contribuiu para a melhora em diversos setores da administração local.
Os resultados das ações da ouvidoria são avaliados por relatórios mensais elaborados a partir de contatos de pós-atendimento com os munícipes.
Esse relatório é entregue mensalmente ao prefeito e a todos os secretários municipais, que devem repassar as informações aos colaboradores responsáveis para solucionar as demandas levantadas pela população.
O relatório também é entregue, diretamente pela ouvidoria, para os gestores das unidades locais, como UBSs ou escolas, com a finalidade de aproximar e ampliar o diálogo com todos os setores da prefeitura. Consequentemente, é realizada uma análise conjunta do resultado, o que possibilita uma maior rapidez na solução dos problemas apontados.
A ouvidoria Municipal de Erechim trabalha diariamente na realização de contatos (pós-atendimento) e atendimentos, para qualificar os serviços públicos do município. E tem se destacado como um espaço aberto, para que todos se manifestem com transparência.
As ações permitem verificar como a população está enxergando os serviços prestados pelo município, buscando maior resolução e aprimoramento dos equipamentos públicos nos locais com maior fragilidade.
Objetivo:
Melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura, a partir da manifestação dos cidadãos, para que a população se sinta satisfeita com os serviços oferecidos e tenha suas necessidades atendidas.
Cronograma e Metodologia:
- Em 2011 teve inicio a reestruturação da Ouvidoria Municipal;
- A Ouvidoria Municipal é um órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM);
- As manifestações podem ser feitas preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br), telefone (0800-6487050) ou pessoalmente na Rua Rui Barbosa, 114 (Edifício Paladium, sala 4), no centro da cidade.
Resultados:
- Desde sua reestruturação, em 2011, até o relatório apresentado em janeiro de 2016, a Ouvidoria Municipal registrou 138.499 contatos de pós-atendimento e 11.555 demandas recebidas. No total, foram 150.054 registros de atendimentos em cinco anos de atuação, representando uma média de 150 contatos por dia;
- No relatório referente ao ano de 2015, os serviços da prefeitura obtiveram índice de satisfação de 88,80%. Em relação às demandas recebidas pela ouvidoria, 79,13% delas foram atendidas pela prefeitura;
- Em 2015, a Ouvidoria Municipal teve a implantação de sistema informatizado;
- O trabalho da Ouvidoria de Erechim foi apresentado recentemente em curso de Ouvidorias Municipais, realizado em Brasília. Na oportunidade, o modelo de pesquisa de satisfação realizado no pós-atendimento foi destacado como pioneiro nesta área de atuação;
-O Programa "Ouvidoria Municipal de Erechim: Um Canal de Cidadania" recebeu um certificado de reconhecimento no 13º Prêmio Gestor Público. Promovida pelo Sindifisco-RS (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul) e pela Afisvec (Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul), a premiação tem como objetivo conhecer, avaliar e destacar os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.
Instituições Envolvidas:
Prefeitura Municipal de Erechim
Contatos:
Ouvidora Michele Onhatte
michele.onhatte@erechim.rs.gov.br
Telefone: 0800-6487050