Prefeitura Municipal de Erechim - Sábado (13) é o Dia D contra o Aedes aegypti
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10686/sbado-13--o-dia-d-contra-o-aedes-aegypti

12/02/2016

Sábado (13) é o Dia D contra o Aedes aegypti

Erechim promove ações de conscientização que integram a mobilização nacional de combate ao mosquito

Sábado (13) é o Dia D contra o Aedes aegypti

Erechim promove ações de conscientização que integram a mobilização nacional de combate ao mosquito

No próximo sábado (13) acontece a mobilização nacional envolvendo mais de 500 mil pessoas entre Agentes da Saúde da Família, Vigilância Sanitária e Forças Armadas em todo o Brasil. Em Erechim serão mais de 120 pessoas que participarão da ação reforçando a conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças graves como a dengue, a febre zika e a chikungunya. O trabalho terá início ás 9h com a saída das equipes da Esquina Democrática.
O foco do trabalho deste sábado será com visitas nas casas. Não será realizado recolhimento de lixo e sim trabalho de fiscalização, orientação e conscientização.
Estarão envolvidos na atividade os agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde (VISA), agentes comunitários da Secretaria de Saúde, visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), servidores das secretarias de Meio Ambiente e Obras, Emater, além da Defesa Civil do município.
Vale ressaltar que o trabalho realizado no município é constante e vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, tendo recebido ainda mais atenção e esforços a partir do segundo semestre de 2015. O Programa de Combate ao mosquito em Erechim, desenvolvido pela Prefeitura, tem como objetivo principal evitar ocorrências de óbitos por dengue, chikungunya e zika, bem como controlar processos epidêmicos da doença, trabalhando sempre na prevenção.
“Num comparativo com outros municípios, Erechim vem atuando para que o problema esteja sob controle, através de um esforço coletivo, o que tem mantido a cidade abaixo dos índices de infestação considerados graves. Sabemos que o problema existe. Essa já é uma realidade a nível nacional, porém estamos trabalhando e contamos com o apoio da nossa comunidade”, reforça o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

59 focos eliminados em 2016
No município, atualmente são 59 focos descobertos e eliminados no ano de 2016. Um caso importado de chikungunya (sendo que o paciente, que reside e trabalha em Pernambuco, veio a passeio visitar a família em Erechim, quando apresentou os sintomas. Ele procurou assistência, foi medicado e já deixou a cidade) e nenhum registro de zika. Cinco casos suspeitos de dengue no munícipio em 2016, sendo que três já foram descartados e dois prosseguem as investigações.
Casos de dengue autóctones (circulação viral no município) não são registrados em Erechim desde o ano de 2007 – ano em que desencadeou um surto epidemiológico no município.