Prefeitura Municipal de Erechim - Antecipada Campanha de Vacinação Contra Influenza para 25 de abril

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10880/antecipada-campanha-de-vacinao-contra-influenza-para-25-de-abril

05/04/2016

Antecipada Campanha de Vacinação Contra Influenza para 25 de abril

Erechim tem como meta vacinar mais de 28 mil pessoas que estão entre os grupos prioritários do SUS

Antecipada Campanha de Vacinação Contra Influenza para 25 de abril

Erechim tem como meta vacinar mais de 28 mil pessoas que estão entre os grupos prioritários do SUS

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, informa à população que a Campanha de Vacinação Contra Influenza será antecipada para 25 de abril e se estenderá até 20 de maio. Em Erechim, a meta é vacinar 80% da população-alvo, que está estimada em 28.435 usuários do SUS.
Em especial, reforço para as gestantes, idosos e crianças. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B”.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Prevenção
A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Público Alvo
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo de com morbidades durante a campanha), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Dia D
No dia 30 de abril será realizado o Dia D Contra Influenza, onde todas as UBS’s do município estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para aplicação da vacina contra a Influenza.