https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10882/educao-realiza-carreata-para-comemorar-prmio-nacional
07/04/2016
Educação realiza carreata para comemorar prêmio nacional
Atividade promovida por professores, pais e estudante movimentou as ruas de Erechim
Atividade promovida por professores, pais e estudante movimentou as ruas de Erechim
Uma carreata com mais de 140 veículos, segundo Departamento de Trânsito, movimentou as ruas do centro da cidade na noite desta terça-feira (5). A atividade promovida por professores, pais e estudantes comemorou o Prêmio Nacional de Educação conquistado pelo município de Erechim.
Durante pelo menos uma hora centenas de pessoas festejaram a conquista anunciada pelo Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos que deu a Secretaria Municipal de Educação de Erechim o título de Melhor Experiência de Educação Inclusiva do Brasil e a Escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti como a 3ª Melhor Experiência. A Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Hoffmann e EMEF Paiol Grande ficaram com a quarta e a quinta colocações.
“Ficamos muito felizes com os prêmios que conquistamos, mas a recompensa veio também com o apoio que recebemos da comunidade de Erechim. Por onde passamos recebíamos palmas, palavras de incentivo e o carinho da população. Foi muito gratificante”, destaca a secretária de Educação, Juliane Bonez.
Educação para todos
O ano de 2010 é considerado um marco na proposta de Inclusão Escolar para Erechim porque passou a ser um dos eixos que norteia a Educação no município. As crianças contam com transporte escolar específico e adaptado, da porta de casa até a porta da escola. No contra turno escolar, os estudantes com deficiência participam de atividades educacionais especializadas na sala de recursos multifuncional.
Hoje quase 200 crianças com deficiência são atendidas no ensino infantil e fundamental nas Escolas Municipais de Erechim. Elas frequentam as aulas normalmente com as outras crianças com a supervisão de dois profissionais preparados, a chamada bi docência, ou seja, dois professores na mesma turma. O Governo Municipal investe por ano mais de R$ 1 milhão no projeto.
O projeto de Educação Inclusiva tem a proposta de educar com liberdade para brincar, imaginar, sonhar e viver, valorizando e respeitando as diferenças. Este modelo educacional deu a Erechim vários prêmios:
- 2011 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa ficou entre as dez melhores do país no Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças.
- 2012 – Prêmio Gestor Público promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) em parceria com a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).
- 2013 – Erechim conquista o 1º Lugar na categoria escolas no Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças. (E.M.E.I. Irmã Cosolata) e a Secretaria Municipal de Educação conquista o 2º Lugar na categoria secretarias no mesmo prêmio.
- 2014 – Prêmio Gestor Público – Livro de Ouro - promovido pelo Sindifisco-RS em parceria com a Afisvec.
- 2015 – As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Paiol Grande e Luiz Badalotti e a Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Hoffmann ficam entre as 10 melhores do Brasil no Prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo: a escola no enfrentamento das desigualdades sociais.
- 2015 – Certificado de Continuidade no Prêmio Gestor Público promovido pelo Sindifisco-RS em parceria com a Afisvec.