Prefeitura Municipal de Erechim - Vigilância em Saúde promove ações para prevenção à Influenza

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10902/vigilncia-em-sade-promove-aes-para-preveno--influenza

12/04/2016

Vigilância em Saúde promove ações para prevenção à Influenza

Para que um maior número de pessoas tenha acesso à informação, a equipe da VISA está distribuindo material informativo para escolas, entidades, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outras

Vigilância em Saúde promove ações para prevenção à Influenza

Para que um maior número de pessoas tenha acesso à informação, a equipe da VISA está distribuindo material informativo para escolas, entidades, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outras

Na manhã desta terça-feira (12) a Vigilância em Saúde de Erechim (VISA) realizou reunião com representantes de escolas públicas e privadas para disseminar informações sobre a prevenção à Influenza. “Tão importante quanto a vacinação, são os cuidados com a prevenção. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, por isso medidas simples podem fazer a diferença”, explica o diretor da VISA, Theodoro Tedesco.

Prevenção
É recomendado que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos.
Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar. Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios de ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização.

Entidades parceiras
Para que um maior número de pessoas tenha acesso à informação, a equipe da VISA está distribuindo material informativo para escolas, entidades representativas, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outras. “Precisamos conscientizar as pessoas e, para isso, é fundamental as parcerias com outros órgãos e instituições. Quanto mais informações as pessoas tiverem de como se prevenir da gripe, maior será a nossa eficácia no combate à Influenza”, reforça Tedesco.
Reuniões como essa já foram realizadas com os dois hospitais e estabelecimentos de saúde. Nos próximos dias, demais entidades de classe, como CDL e ACCIE deverão ser chamadas pela VISA para discutir as melhores formas de prevenção.