Prefeitura Municipal de Erechim - Rally Erechim ganha Comitê Ambiental

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/10905/rally-erechim-ganha-comit-ambiental

12/04/2016

Rally Erechim ganha Comitê Ambiental

Evento busca renovação de selo ambiental e entidades e órgãos passam a fazer parte de comitê específico para tratar de assuntos ligados ao evento e questões ambientais

Rally Erechim ganha Comitê Ambiental
Rally Erechim ganha Comitê Ambiental

Evento busca renovação de selo ambiental e entidades e órgãos passam a fazer parte de comitê específico para tratar de assuntos ligados ao evento e questões ambientais
 
O Erechim Rally Brasil ganhou na tarde desta terça-feira, 12, mais um grupo de trabalho. Trata-se do Comitê de Meio Ambiente, formado por várias entidades públicas e privadas que terão como principal objetivo, ações através da educação e a sustentabilidade ambiental do evento, além da renovação da parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), recebendo novamente o selo Plante Árvore - CO2 Neutro, que certifica o Rally como um evento Carbono Neutro em nível internacional, pelo plantio das árvores o evento ainda é certificado como “Amigo da Floresta”.
Os trabalhos do primeiro encontro do Comitê, foram coordenados por Thomaz Tomazzoni. O encontro aconteceu no Salão Nobre, da prefeitura de Erechim. O presidente do Erechim Auto Esporte Clube, Flavio Remor deu as boas vindas aos presentes e destacou: “este não é um comitê para resolver os problemas deste Rally (2016), mas sim para construir um futuro melhor, é um processo longo”.
A vice-prefeita de Erechim, Ana de Oliveira falou sobre ações que estão sendo feitas pelo município e que vem de encontro aos mesmos objetivos do projeto do Rally Erechim. “Nós, através de nossas secretarias, em parceria com a Corsan e Sutraf, estamos desenvolvendo o projeto Caleli que visa preservação das nascentes e leitos dos rios. São ações como estas, que vem de encontro ao que se propõe o Rally, um evento que tem sido cada vez maior e ajudado a difundir o nome de Erechim a lugares cada vez mais distantes”, acrescentou.
O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, Adriano Chelepa, salientou ainda o trabalho que vem sendo realizado no Rally Erechim e que está dando certo. “Lembro que há três anos a gente levou cerca de 10 dias para recolher o lixo deixado nas especiais após o evento e em 2015 foram dois dias. Mostra que através da educação e conscientização a gente consegue mudar a cultura das pessoas, para que também cuidem do meio ambiente”, disse.
 
O projeto Rally Carbono Zero
Na edição deste ano, mais árvores serão plantadas pelo IBF, recuperando áreas degradadas controladas pelo instituto, compensando as emissões de gases de efeito estufa do Rally Erechim. Segundo Tomazzoni, eventos esportivos por mais simples que pareçam, impactam o meio ambiente, em função da emissão de gases de efeito estufa.
“Atualmente, esforços globais já vêm ocorrendo visando minimizar os efeitos do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente através da redução ou neutralização de emissões. E é esse o objetivo do projeto 'Carbono Zero' ou 'Carbono Neutro', trata-se, portanto de uma importante ferramenta de gestão ambiental”, destaca.
O projeto Carbono Neutro, pode ser aplicado as mais diversas situações, como a fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviço, funcionamento de instalações industriais, viagens, e eventos, como o Rally Internacional de Erechim. Esta iniciativa vem de encontro a trabalhos realizados internacionalmente em outras provas esportivas como o Rally Dakar e o Rally da Finlândia.
 
Comitê de Meio Ambiente
O comitê envolverá diversas entidades, como as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento, a Promotoria Pública de Erechim, a Polícia Ambiental do 13° Batalhão de Erechim (Patram), a Universidade Regional Integrada Campus de Erechim - URI, a equipe do Leo Clube de Erechim, a Empresa Florestal Alto Uruguai, responsável pelo projeto Rally Carbono Neutro, entre outras entidades convidadas.