https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11000/prefeito-discute-funcionamento-da-upa-com-ministrio-da-sade
05/05/2016
Prefeito discute funcionamento da UPA com ministério da Saúde
No primeiro mês de funcionamento – entre março e abril/2016 – a UPA de Erechim atendeu a mais de 2,7 mil pacientes
No primeiro mês de funcionamento – entre março e abril/2016 – a UPA de Erechim atendeu a mais de 2,7 mil pacientes
O prefeito Paulo Polis e o assessor técnico da secretaria de Saúde, Jackson Arpini, participaram de reunião no setor de urgência e emergências do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (4), em Brasília. Na pauta, a situação referente ao custeio da UPA.
Os representantes de Erechim foram recebidos pela responsável das UPAs do Rio Grande do Sul, Eliane Schebliski. O prefeito relatou as ações adotadas em Erechim para abrir a Unidade a fim de promover avanços no sistema municipal, tendo em vista os valores investidos e os anseios da população, bem como possíveis danos na estrutura física pela estrutura estar fechada.
No primeiro mês de funcionamento – entre março e abril/2016 – a UPA de Erechim atendeu a mais de 2,7 mil pacientes. Polis também relatou as tratativas com o MPF e MPE para encontrar um encaminhamento favorável que venha ao encontro da legislação e dos interesses da comunidade.
Eliane reiterou as dificuldades vivenciadas pelo governo federal no que tange a repasse de recursos para custeio das UPAs em todo o Brasil. Salientou que estão em análise, por parte dos órgãos competentes, situações alternativas como devolução do dinheiro da obra, flexibilização do objetivo, entre outros, mas ainda não há um fato concreto. Segundo ela, esse entrave ocorre Brasil afora, por esta razão proposições individuais, como no caso de Erechim, estão sendo analisadas.
Ficou deliberado que o município encaminhe documentação com relação às medidas adotadas na instância local com a respectiva defesa dos motivos que levaram a municipalidade a abrir a unidade nos moldes relatados, para análise da situação. Segundo os representantes de Erechim a reunião foi elucidativa, partindo da premissa de que a União está revendo a situação das UPAs, tendo em vista a escassez de recursos.