https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11032/sala-de-coordenao-e-controle-do-vetor-aedes-aegypti-rene-se-na-sede-da-visa
16/05/2016
Sala de Coordenação e Controle do Vetor Aedes aegypti reúne-se na sede da VISA
VISA alerta para que a comunidade não deixe de realizar as ações preventivas de combate ao mosquito, durante o período de frio
VISA alerta para que a comunidade não deixe de realizar as ações preventivas de combate ao mosquito, durante o período de frio
Na manhã da última quinta-feira (12) a Sala de Coordenação e Controle do Vetor Aedes aegypti de Erechim esteve reunida na sede da Vigilância em Saúde (VISA) para debater ações de prevenção, mobilização e combate ao mosquito. Todos os participantes concordam ao dizer que os cuidados com o Aedes sejam mantidos durante o período de frio, e que a comunidade continue a realizar as ações preventivas de combate ao mosquito.
Segundo o diretor da VISA, Theodoro Tedesco Neto, de janeiro para cá, as ações foram ainda mais intensificadas no município. “Em face das sérias complicações que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) podem desencadear, é de fundamental importância mantermos e intensificarmos as ações de combate e prevenção ao mosquito. Ressaltamos ainda, que, casos de dengue autóctones (circulação viral no município) não são registrados em Erechim desde o ano de 2007”, explica.
Combate ao Aedes
No intuito de combater o Aedes, foi criada a Sala de Coordenação e Controle do vetor Aedes aegypti, conforme a Diretriz Geral nº 1/2016 da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Microcefalia.
A Sala de Coordenação no município é composta por membros da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, Atenção Básica e Setor Materno Infantil) bem como, da 11ª Coordenadoria de Saúde (Atenção Básica, Saúde da Mulher e Vigilância Ambiental).
Trabalho de campo
Atualmente, os profissionais que realizam o trabalho de campo são os agentes de Combate a Endemias, agentes de Saúde, equipe do Programa Primeira Infância Melhor, Defesa Civil, além de voluntários pertencentes a organizações não governamentais do município.
Segundo dados obtidos da Vigilância Ambiental da VISA até a presente data, 272 focos do mosquito foram eliminados no município. Cabe ressaltar, que as ações conjuntas entre os agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias vêm melhorando de forma expressiva as ações de campo e, consequentemente melhorando a eficácia do combate ao vetor.
Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa
Conforme determinação do Ministério da Saúde, foi realizada no mês de abril, a atividade de Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, que consiste em um plano de amostragem percentual de imóveis onde são vistoriados alguns imóveis do município. Nos imóveis sorteados foram realizadas inspeções e coletas de larvas do mosquito, o que resultou na detecção de 31 novos focos do Aedes no perímetro urbano da cidade, permitindo dessa maneira avaliar o Índice de Infestação Predial (IPP) do Aedes aegypti no município.
O resultado obtido para este índice foi de 2,4%, ou seja, para cada 100 imóveis visitados, 2,4 deles apresentaram larvas do Aedes aegypti. Segundo os padrões do Ministério da Saúde, o risco é considerado médio para uma futura epidemia de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Outra informação importante resultante desta atividade, é a delimitação das áreas com maior predominância do mosquito, sendo os bairros mais críticos os incluídos nos estratos 2 e 3 conforme mapa abaixo.
A pauta principal da reunião da Sala de Coordenação e Controle do Vetor Aedes aegypti na última quinta-feira foi a apresentação e debate dos dados obtidos na atividade do LIRAa, bem como as novas diretrizes a serem implantadas ou melhoradas no programa de controle do vetor no município de Erechim.