https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11043/erechim-supera-meta-de-vacinao-contra-influenza
18/05/2016
Erechim supera meta de vacinação contra Influenza
Antes de finalizar a campanha, município já vacinou 87% do grupo de risco. Meta do Ministério da Saúde para cidades brasileiras é de 80%
Antes de finalizar a campanha, município já vacinou 87% do grupo de risco. Meta do Ministério da Saúde para cidades brasileiras é de 80%
Depois de ter sido o primeiro município do Rio Grande do Sul a antecipar a imunização do grupo de risco contra a Influenza, Erechim supera a meta de vacinação com 87%, antes do final da campanha, prevista para ser encerrada no próximo dia 20. A meta do Ministério da Saúde para cidades brasileiras é de 80%.
Nesta terça-feira (17) o município realiza a quarta etapa da vacinação com a disponibilização de cerca de 200 doses por UBS’s. A população vacinada em pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 28.435 pessoas, sendo que já foram imunizadas cerca de 27,8 mil pessoas no município. A vacina aplicada é trivalente (H1N1, H3N2 e B).
Prevenção nas escolas
Sobre as escolas e demais locais com aglomerado de pessoas, a indicação é que em casos de síndrome gripal, sempre que possível, a pessoa que manifestar o sintoma deve ser afastada por até 7 dias após o início dos sintomas ou até 24h após cessar a febre. Vale ressaltar que o afastamento é da pessoa com gripe, não a coletividade, suspeito ou não de Influenza A H1N1.
O Ministério da Saúde orienta que, para prevenir a transmissão, é recomendado manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene e estimular a ingestão de líquidos. Não está indicada a suspensão das aulas e demais atividades nas escolas.
Município aguarda liberação do Ministério da Saúde para Tamiflu
Em virtude da grande demanda de Tamiflu no mês de abril, antes do início da campanha, e com casos de Influenza sendo registrados antes do esperado pelas autoridades de saúde, as cidades – neste momento – dispõem de doses da medicação que somente serão liberadas para os pacientes hospitalizados com quadro respiratório grave.
“O uso do medicamento tem que, de fato, ser priorizado às pessoas mais vulneráveis, às que apresentam evolução mais grave”, explicam os membros do Comitê Influenza e Dengue na Região da 11ª CRS.
Na próxima semana, Erechim realiza novo pedido para liberação de mais doses de Tamiflu para a rede pública de saúde e aguarda a liberação do Ministério da Saúde, o que deverá ocorrer na primeira quinzena de junho.