Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes de Jaguaretê constroem protótipos de foguetes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11047/estudantes-de-jaguaret-constroem-prottipos-de-foguetes

19/05/2016

Estudantes de Jaguaretê constroem protótipos de foguetes

Atividade integra participação na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes de Jaguaretê constroem protótipos de foguetes


Atividade integra participação na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes dos 2º aos 9º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê participaram no último dia 13, a 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica (OBA). A atividade que consiste na realização de uma prova é desenvolvida na própria escola. O teste depois é enviado a organização do evento que faz a premiação dos alunos de todo território brasileiro que melhor se destacaram na competição. Jaguaretê também está participando da 10ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) com a construção de protótipos de garrafas pet.

Olimpíada e Mostra de Foguetes

Tanto a Olimpíada Brasileira de Astronomia quanto a Mostra de Foguetes são organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). São eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Construção de Foguetes

É a primeira vez que a escola de Jaguaretê participa da MOBFOG. A atividade foi realizada pelos estudantes dos 7º, 8º e 9º anos. Nas duas semanas que antecederam o lançamento dos foguetes e realização da OBA as atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação e Educação Integral estiveram voltadas ao estudo da astronomia e astronáutica e abrangeram temas como a conquista do espaço, o histórico, importância e funcionamento de foguetes, bem como os conceitos clássicos e modernos que explicam o funcionamento do nosso Sistema Solar.

“Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho, pois os estudantes mostraram muito envolvimento e dedicação na construção dos foguetes e na realização das provas. As atividades envolveram toda a escola, atingindo o nosso principal objetivo que é a aprendizagem”, explica a diretora da EMEF Jaguaretê, Fabíola Izoton.
O foguete é composto basicamente por garrafa pet e as arestas foram feitas com plástico. O suporte para lançamento foi montado por cinco canos de 20 cm, dois cotovelos e uma válvula de pressurização. Para exercer pressão e impulsionar o foguete, o litro deveria conter água e encaixar hermeticamente no suporte de lançamento, onde estão foi utilizada um bombinha de ar. Ao chegar aos 80 rpm, o foguete era lançado.

O lançamento do foguete na Escola foi realizado no dia 11 de maio, e percorreu distâncias entre 86 m e 70 m. Essa construção foi conduzida pelas monitoras do Programa Mais Educação, Claudenice Dalastra e Verônica Dalsasso  e orientado pela professora Priscila Arcego.