Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim na história dos Jogos Rio 2016

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/11104/erechim-na-histria-dos-jogos-rio-2016

10/06/2016

Erechim na história dos Jogos Rio 2016

Gildinho, Chiquito, Jupem e Orquestra de Concertos integrados para receber a Tocha Olímpica

Erechim na história dos Jogos Rio 2016

Gildinho, Chiquito, Jupem e Orquestra de Concertos integrados para receber a Tocha Olímpica

Quem passar pelo planalto com certeza ao olhar para a mais bela natureza, há de ver campos de mel, de guamirim. Vai provar o mate da hospitalidade, vai levar no coração uma saudade e a vontade de voltar pro Erechim. É com esse espírito - a mensagem da música dos Monarcas Erechim, História e Canto - que o município se prepara para receber a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. Na manhã desta quarta-feira (8) um encontro na Secretaria Municipal de Comunicação reuniu os músicos Chiquito e Gildinho, o estudante Welington Daniel Dominski, e integrantes do Grupo Jupem e da Orquestra do Belas Artes para definir detalhes culturais que marcarão o passagem do símbolo olímpico na cidade.

No dia 3 de julho Erechim será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber a Tocha que percorrerá mais de quatro quilômetros pelas ruas do município e vai passar por 28 cidades gaúchas em 6 dias. “Seremos o marco de entrada no Estado deste importante símbolo. Temos que fazer bonito, aproveitar essa oportunidade que a história está no dando e demonstrar com a participação expressiva da comunidade porque somos a Capital da Amizade”, declara o músico Gildinho.

Momento histórico

O roteiro da Tocha já está preparado. Entre os 22 condutores que vão levar o símbolo dos jogos pelas ruas de Erechim está Gilmar Ronaldi, Chiquito e o estudante Welington Dominski, de 15 anos, que conquistou as melhores notas no IDEB entre os alunos das escolas municipais.  “Eu estou orgulhoso de ser um dos escolhidos. De poder representar a cidade que tanto amo e as pessoas que com certeza estarão me acompanhando neste dia”, fala emocionado o jovem estudante.

O horário previsto para o Revezamento em Erechim vai das 15h47min até às 16h48min. Diversas atrações estão sendo programadas para preparar a passagem, entre elas um encontro internacional de bandas marciais com a presença de grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai.

“Será um momento único, histórico e cheio de emoção. Temos que fazer uma grande festa e mostrar para o Brasil que nosso município é hospitaleiro, com um povo rico culturalmente e que sabe representar bem o Rio Grande do Sul e o país”, enfatiza Chiquito.

Destaque para as etnias

O grupo Jupem está organizando uma apresentação destacando a importância das etnias: alemã, italiana, polonesa, israelita e afrodescendente, responsável pela colonização do município. “Somos uma cidade conhecida internacionalmente por nossa riqueza étnico-cultural. Neste dia que contará com a presença de mais de 300 jornalistas do mundo todo precisamos enfatizar esse quesito. Dar um exemplo de diversidade e hospitalidade”, comenta o presidente do Jupem, Luciano Gemelli.

Vale lembrar que o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai percorrer 329 cidades do Brasil em 95 dias, alcançando 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.