Prefeitura Municipal de Erechim - Fórum Regional da Consulta Popular será nessa quinta-feira

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11119/frum-regional-da-consulta-popular-ser-nessa-quinta-feira

13/06/2016

Fórum Regional da Consulta Popular será nessa quinta-feira

Comunidade deverá votar nas demanas nos dias 5,6 e 7 de julho pela Internet

 Fórum Regional da Consulta Popular será nessa quinta-feira

Comunidade deverá votar nas demandas nos dias 5,6 e 7 de julho pela Internet

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Estado - CREDENOR - realiza nesta quinta-feira (16) o Fórum Regional para aprovação da Lista de Demandas da região que vão para votação na Consulta Popular 2016/2017.  A região irá escolher até 10 demandas para serem inclusas na cédula de votação. O evento será realizado no Auditório do Prédio 8 da URI. O evento inicia ás 14h.

Vale lembrar que terão direito a voto, os Delegados eleitos nas Assembleias Municipais, a Comissão Regional e os membros do COMUDE e da Assembleia Geral do CREDENOR.

A Consulta Popular será nos dias 5, 6 e 7 de julho, no horário das 7h às 23h pela Internet.

Conheça a Consulta Popular

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

A cédula de votação é específica para cada COREDE, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região.  Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LOA compreende as receitas e despesas da administração direta e indireta do Estado do Rio Grande do Sul, seus fundos, órgãos – inclusive suas fundações e autarquias – e contém um anexo com os projetos definidos através da Consulta Popular. O orçamento deve ser compatível com o Plano Plurianual (PPA) e estar em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sendo votado pela Assembleia Legislativa.