Prefeitura Municipal de Erechim - Albergue de Erechim é mantido com recursos 100% municipais

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11132/albergue-de-erechim--mantido-com-recursos-100-municipais

17/06/2016

Albergue de Erechim é mantido com recursos 100% municipais

Equipe atende cerca de 20 pessoas por dia, e oferece mais de 70 refeições diárias

Equipe atende cerca de 20 pessoas por dia, e oferece mais de 70 refeições diárias


    O Albergue Municipal, atua no município desde 1989, como uma casa de passagem, onde as pessoas que se encontram em situação de rua, migrantes de outras cidades, ou que saíram do presídio e buscam um local para ficar até que consigam voltar para suas casas.
    Hoje, aproximadamente 20 pessoas são atendidas no local, recebendo roupas limpas e alimentação, e um local para passarem a noite. Quem é de nosso município ou tem familiares em Erechim, pode ficar até 30 dias no albergue, até que a equipe realize um trabalho de vinculação e resgate com a família, já quem é de outros municípios, tem de três à cinco dias para permanecer no local e é disponibilizado passagens para que retorne para sua cidade de origem, quando necessário.
   
Equipe do Albergue Municipal

    Os atendimentos são realizados por oito pessoas, sendo quatro zeladores que trabalham em escala de 12x36 horas, um agente administrativo, uma auxiliar de limpeza, uma assistente social e o coordenador do Albergue, essa equipe aguarda a chegada de mais dois monitores e uma pedagoga social e uma auxiliar de enfermagem para compor a equipe.

Atendimentos

    Como já citado, o Albergue, atende cerca de 20 pessoas, porém a estrutura do local permite o atendimento de, no máximo, 30 pessoas. Todos albergados devem atender as normas do local, como, por exemplo, respeitar os horários de banho, das refeições, e de convivência.
    As pessoas são recebidas, 24 horas por dia, sendo que das 8h as 14 horas, a própria equipe do Albergue busca as pessoas em situação de vulnerabilidade, cujas denúncias chegam a eles, após esse horário, quando houver necessidade são encaminhados pelo Samu, Ambulância Cidadã e Brigada Militar.

Alimentação

    Para os albergados que estão utilizando o serviço, são oferecidas, muitas vezes, mais de 70 refeições por dia, sendo café da manhã, almoço, janta, e quando necessário lanches tanto durante a manhã como a tarde.
    Também é realizado a entrega de refeições para as pessoas que estão nas situações de rua, citadas anteriormente, e, ou se negam a ir para o Albergue, ou por já terem descumprido alguma das regras, foram afastadas temporariamente do mesmo (pessoas que cometeram atos de vandalismo e depredação do patrimônio público).

Encaminhamento para as pessoas amparadas

    Segundo informações do coordenador do Albergue, Altair de Camargo Ribeiro, a maior queixa dos albergados, é que, na grande maioria das vezes, eles não conseguiam emprego, por isso, foi realizada uma parceira com a Associação de Recicladores de Erechim, onde oito pessoas encaminhadas para o trabalho, quatro permanecem trabalhando nos pavilhões dos reciclagem.

Albergue aceita ajuda da comunidade


    Como o Albergue é mantido com recursos 100% municipal, por vezes é necessário contar com a solidariedade da comunidade, como por exemplo, sempre são bem recebidas as doações de meias, roupas íntimas, cobertores, travesseiros e colheres, para que os albergados possam consumir os alimentos, já que não é permito o uso de garfos e facas.
    Nosso trabalho é focar que as pessoas sejam sujeitos da sua vida e não manter a dependência do serviço, construindo com o usuário alternativas viáveis para superação de suas  vulnerabilidades.
    “Informamos que estamos de portas abertas para que a comunidade venha conhecer nosso trabalho”, concluiu o coordenador Altair.