https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11145/estudantes-recebem-acompanhamento-pedaggico-e-ldico-no-contra-turno-escolar
21/06/2016
Estudantes recebem acompanhamento pedagógico e lúdico no contra turno escolar
Atividade desenvolvida pela Secretaria de Educação em parceria com o SESI integra o projeto Mais Educação
Atividade desenvolvida pela Secretaria de Educação em parceria com o SESI integra o projeto Mais Educação
Descobrir os encantos dos jogos eletrônicos, se concentrar em frente o tabuleiro de xadrez ou ainda brincar na partida de futebol. São atividades simples mas, que fazem parte da rotina escolar de mais de 1.456 mil estudantes do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Erechim. As crianças participam do Programa Mais Educação e são beneficiadas, com atividades no turno inverso ao ensino regular, que envolvem oficinas culturais, esportivas, música, danças, informática, iniciação científica, agroecologia, dentre outras.
Um dos parceiros do programa é o Serviço Social da Indústria – SESI Erechim que oferece aos estudantes atividades esportivas, pedagógicas e lúdicas as EMEF Caras Pintadas e Luiz Badalotti. Para o orientador do projeto no SESI, Mauro Carioleppi, a ideia é desenvolver além das habilidades intelectuais, a saúde e bem estar das crianças.
“Não é apenas brincar com os estudantes. É desenvolver o raciocínio lógico, a inteligência, o pensamento rápido e a mobilidade. Além é claro do espírito competitivo. E em pouco tempo conseguirmos perceber esse crescimento entre eles”, explica o educador.
Estudantes satisfeitos com as atividades
A diversão entre os pequenos pode ser percebida entre as crianças durante as atividades. “A gente fica com mais vontade de vir pra escola. Além dos estudantes, temos as brincadeiras. É muito divertido”, conta o pequeno Vitor Giordani de 8 anos. Segundo a Diretora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Wrublewski, o programa é um incentivo cognitivo e educacional. “Um exemplo claro a elevação do IDEB, a aquisição de materiais didáticos pedagógicos e esportivos, a vivência em espaços educativos fora da escola; viagem de estudos, a realização do Circuito de Atividades da Educação Integral que acontece nas escolas, e muitas outras contribuições importantes”, destaca.
O Programa “Mais Educação” no município
O Mais Educação é uma ação indutora da construção da agenda da educação integral em jornada ampliada no Brasil, e Erechim está desde 2010 oportunizando novas vivências aos estudantes do Ensino Fundamental.
Entre as atividades ofertadas pelas escolas de educação integral, pode-se citar o acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; comunicação, uso de mídias, cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa. O Programa prevê ainda a obrigatoriedade de pelo menos uma atividade de acompanhamento pedagógico.
Segundo a Secretária de Educação Juliane Bonez, “Além dos estudantes os educadores do Programa Mais Educação também participam de atividades que vão além da sala de aula. São momentos de formação para qualificarmos o trabalho desenvolvido na escola. Além disso temos o Professor Comunitário que coordena o Programa, acompanhando diretamente as atividades e mantendo o contato permanente com a Comunidade Escolar”, explica Bonez