Prefeitura Municipal de Erechim - Crianças e adolescentes dão novas cores aos muros da antiga Estação Ferroviária
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/11146/crianas-e-adolescentes-do-novas-cores-aos-muros-da-antiga-estao-ferroviria

21/06/2016

Crianças e adolescentes dão novas cores aos muros da antiga Estação Ferroviária

Jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do bairro Linho participam de projeto em parceria com a UFFS

Jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do bairro Linho participam de projeto em parceria com a UFFS

    Na tarde desta terça-feira (21), cerca de 30 crianças e adolescentes que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Linho, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), realizaram uma atividade de grafite, nos muros da antiga Estação Ferroviária de Erechim.
    Conforme os professores Fábio Costa, e Marcela Maciel, da UFFS, que desenvolvem esse projeto junto aos jovens, a intenção é a formação social dessas crianças e adolescentes. “O grafite é apenas uma das atividades desenvolvidas nops projetos trabalhados com eles. Nós realizamos oficinas de culinária, sobre hortas, fizemos passeios temáticos para que eles aprendam sobre arquitetura, por exemplo. E aqui o grafite é tratado como expressão cultural, com todo o aparato histórico do desenvolvimento dessa arte”, ressaltou o professor Fábio.
    “Todo o projeto do grafite feito neste local foi estudado por eles, o tema dos desenhos é a campanha do agasalho, pois é algo muito presente nesse momento, as pessoas precisam das roupas para se aquecer”, explicou a professora Marcela, também contando que no local foi colocado um 'varal solidário', onde quem precisa pode pegar algumas peças de roupas para se aquecer.
    A pedagoga social, Adriana Malysz, que trabalha com essas crianças e adolescentes junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, conta que esse tipo de atividade ajuda a desenvolver as capacidades deles. “Além de ser uma forma de não deixar eles nas ruas, é onde são despertados os talentos deles, todo o trabalho de grafite é acompanhado por profissionais da área, que são pessoas, que esses jovens certamente, terão como inspiração. Porque essas coisas fazem parte da cultura, do dia a dia deles”, citou a pedagoga.
    Para os adolescentes que estavam realizando o grafite, essa é a forma deles contribuírem para deixar a cidade mais colorida e bonita, e com um toque especial de solidariedade, através do tema escolhido.
    Os professores da UFFS explicaram também, que, apesar dessa atividade ter sido feita com os adolescentes do bairro Linho, qualquer jovem, pode participar, mesmo morando em outros bairros da cidade.