Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria Municipal avalia serviços de saúde prestados à comunidade

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11151/ouvidoria-municipal-avalia-servios-de-sade-prestados--comunidade

22/06/2016

Ouvidoria Municipal avalia serviços de saúde prestados à comunidade

“Através desses contatos avaliamos o atendimento dos médicos e servidores, retirada de medicamentos, agendamento de consultas, estrutura física, coleta de exames, entre outros”, relata a Ouvidora Municipal

Ouvidoria Municipal avalia serviços de saúde prestados à comunidade

“Através desses contatos avaliamos o atendimento dos médicos e servidores, retirada de medicamentos, agendamento de consultas, estrutura física, coleta de exames, entre outros”, relata a Ouvidora Municipal

A Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação da Prefeitura, realiza periodicamente contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços prestados. “O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua a ouvidora municipal, Michele Onhatte.

Avaliação dos serviços de saúde
De janeiro a maio de 2016, a Ouvidoria realizou 4.753 contatos com pessoas que utilizaram os serviços prestados pelas UBS’s do município e o índice de satisfação ficou em 97,88%. Já a em relação a UPA, que entrou em funcionamento em março deste ano, foram realizados 255 contatos no mês de abril, com índice de satisfação de 92,1% e 213 contatos no mês de maio, com 95,3% de índice de satisfação.
Conforme explica a ouvidora municipal é importante salientar que o índice de satisfação está relacionado aos contatos feitos com os cidadãos que utilizaram o serviço. “Através desses contatos avaliamos o atendimento dos médicos e servidores, retirada de medicamentos, agendamento de consultas, estrutura física, coleta de exames, entre outros”, relata Michele explicando que, com isso, existe a oportunidade de sugerir melhorias no serviço, atendendo diretamente as necessidades das pessoas que são usuárias do sistema.

Índice de satisfação é medido com quem utiliza o serviço
Vale reforçar, mais uma vez, que o índice de satisfação é medido com as pessoas que utilizaram os serviços das UBS’s e da UPA. “Essa ressalta é fundamental, pois não podemos ser negligentes e afirmar que a saúde pública está praticamente 100%. Esse não é o objetivo do nosso trabalho. Sabemos dos problemas, das demandas que ainda precisam ser solucionadas e para as quais a Prefeitura busca a resolutividade. Porém, o grande objetivo do trabalho realizado é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta e de atendimento das demandas do cidadão”, conclui a ouvidora do município.
A Ouvidoria também recebe e procura encaminhar todas as manifestações da população aos setores competentes e, em seguida comunica o parecer ao manifestante. As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail, telefone ou pessoalmente.

Contatos Ouvidoria
Rua Rui Barbosa 117, Edifício Paladium, sala 4
Fone: (54) 3321-0730 / (54) 3519-0524 / 0800-6487050
E-mail: ouvidoria@erechim.rs.gov.br