Prefeitura Municipal de Erechim - Estudante de Jaguaretê é medalhista de bronze na OBMEP Cerimônia de premiação foi real">

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11163/estudante-de-jaguaret--medalhista-de-bronze-na-obmep

24/06/2016

Estudante de Jaguaretê é medalhista de bronze na OBMEP

Cerimônia de premiação foi real

Nesta sexta-feira (24) foi realizada em Passo Fundo, a cerimônia de entrega das medalhas e certificados aos estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - Edição 2015. Participaram deste evento, o estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê Luan Bertochi, acompanhado de seus pais, professores da instituição de ensino e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Estudante do 7º ano na edição 2015, Luan participou da OBMEP e foi um dos medalhistas de bronze do Nível 1 em todo o território nacional.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação. Também possui apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem como objetivo estimular o estudo da matemática, revelar talentos na área e criar um ambiente motivador nas escolas. Seu público alvo são alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais divididos em três níveis: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

Como medalhista da OBMEP e estudante devidamente matriculado em uma escola pública de Educação Básica, Luan está tendo a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano através de um programa de Iniciação Científica vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, como uma das ações da OBMEP. Além disso, recebe um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o qual é destinado especialmente aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC.

O PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

 A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, Fabíola Izoton, ressalta  o trabalho desenvolvido pelos professores da Escola, em especial à professora Jaqueline Manfredini, que ministra a disciplina de Matemática, bem como a importância das famílias no acompanhamento e estímulo dos estudantes. “A comunidade escolar, os pais, Neivo e Inês Bertochi, os professores, a equipe diretiva e os colegas sentem-se muito orgulhosos pela premiação do Luan, pois é um exemplo de dedicação e humildade, seguindo um caminho de muito sucesso nos estudos”.

 

Para a secretária de Educação, Juliane Bonez “as oportunidades hoje em dia estão ao alcance de todos, felizes aqueles que conseguem aproveitá-las”.