Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde

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31/10/2007

Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde

Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde

    O Munic�pio de Erechim tem a disposi��o da popula��o onze Unidades B�sicas de Sa�de, localizadas em v�rios bairros da cidade e nos distritos de Capoer� e Jaguaret�. Elas funcionam das 7h30min �s 11h30min e das 13h �s 17h, sendo que a Unidade B�sica de Sa�de Centro t�m hor�rio ampliado de segunda � sexta-feira das 18h �s 22h, para atender pessoas que trabalham e tem dificuldades de receber atendimento durante o dia ou de alguma consulta que seja necess�ria.
    Tendo como objetivo orientar a popula��o para a boa utiliza��o dos postos de sa�de, o Governo Erechim, atrav�s da Secretaria Municipal de Sa�de, esta realizando uma campanha voltada aos usu�rios, onde s�o repassadas informa��es sobre os servi�os oferecidos e a utiliza��o consciente das UBSs.
    Inicialmente � importante que a popula��o saiba que as Unidades B�sicas de Sa�de n�o s�o para atendimento de urg�ncias e emerg�ncias. Estes casos s�o atendidos diretamente pelo pronto socorro da FHST � Funda��o Hospitalar Santa Terezinha, ou em situa��es especiais encaminhados pelas UBSs.
    O SUS � Sistema �nico de Sa�de, criado pela Constitui��o Federal, de 1988, diz que a �Sa�de � direito de todos e obriga��o do Estado�, por Estado, leia-se Uni�o, Estados e Munic�pios. Este Diploma Legal, levou a dois aspectos importantes: a gratuidade do total dos  servi�os, e a universalidade do atendimento. Todos independente da classe social, econ�mica e financeira, e que se adaptem as normas do SUS receber�o o atendimento necess�rio.
    Esta universalidade e gratuidade no atendimento da Sa�de P�blica n�o pode ser confundido com o uso abusivo dos servi�os prestados pelo SUS � Sistema �nico de Sa�de. Abuso este que se retrata, em marca��o de consultas m�dicas desnecess�rias, pois na data agendada o usu�rio n�o aparece; utiliza��o de exames de laborat�rio, raio x, tomografias, resson�ncias magn�ticas, que em muitas vezes, depois de autorizados e feitos, n�o s�o retirados pelos pacientes, e que resultam em recursos financeiros perdidos.
    O Governo de Erechim, diante dos n�meros de atendimentos feitos pelas UBSs apresentados pela Secretaria de Sa�de, esta convidando a popula��o para ser multiplicadora das informa��es de como e quando se utiliza o servi�o da Unidade B�sica de Sa�de.
Vejamos os n�meros: no ano de 2006, de janeiro a dezembro, foram feitos 353.776 procedimentos e atendidas 322.738 pessoas nas UBSs de Erechim. Analisando estes indicadores e levando em considera��o que o munic�pio tem aproximadamente 100 mil habitantes, poder�amos dizer que cada pessoa foi atendida 3,2 vezes durante 2006. Mais ainda, s� de janeiro � setembro de 2007, foram atendidas 84.138 pessoas, isto representa que em sete meses 84% da popula��o de Erechim j� passou pelas Unidades B�sicas de Sa�de.
    S�o mais de R$ 15 milh�es de reais que a Administra��o Municipal investe por ano na Aten��o B�sica de Sa�de da popula��o. Com a conscientiza��o dos usu�rios e com a utiliza��o do sistema somente quando necess�rio, mais pessoas - que realmente precisam de atendimento - ter�o seus males resolvidos; e mais exames ficar�o a disposi��o dos usu�rios. Embora nunca tenham faltado os medicamentos que s�o de responsabilidade do munic�pio distribuir, agindo desta forma de �usar quando for preciso�, haver� uma economia nos recursos financeiros destinados � compra de medicamentos.
    Atrav�s desta campanha de conscientiza��o, e buscando a multiplica��o das informa��es, est�o sendo distribu�dos nas UBSs, nos bairros atendidos pelos Agentes Comunit�rios de Sa�de, nas Escolas Estaduais e Municipais, nas Universidades, e nos meios de comunica��o, um Boletim Informativo, que explica tudo sobre o funcionamento de uma Unidade B�sica de Sa�de.
    Lembre-se: S� procure a Unidade B�sica de Sa�de quando houver a necessidade de atendimento. Isso evitar� o desperd�cio do agendamento de consulta, e que outra pessoa que realmente precisa seja prejudicada. Colabore. A excel�ncia dos servi�os e atendimentos depende muito da participa��o de todos que utilizam o Sistema �nico de Sa�de.