Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria avalia serviços de saúde prestados à comunidade

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18/11/2016

Ouvidoria avalia serviços de saúde prestados à comunidade

Índice está relacionado aos contatos com os cidadãos que utilizaram a FHSTE, Unidade Central, UBS’s, SAMU, Ambulância Cidadã, Centro de Referência da Mulher, Albergue em POA, UPA e CEO

Ouvidoria avalia serviços de saúde prestados à comunidade

Índice está diretamente relacionado aos contatos feitos com os cidadãos que utilizaram os serviços da FHSTE, Unidade Central, UBS’s, SAMU, Ambulância Cidadã, Centro de Referência da Mulher, Albergue em POA, UPA e CEO

A Ouvidoria Municipal, criada em 2011 para ser um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pela Prefeitura de Erechim, é um órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM) que realiza periodicamente contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços prestados com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura, de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.
3 mil contatos realizados em outubro
Em relatório apresentado pela ouvidora municipal, Michele Onhatte referente ao mês de outubro e entregue ao prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaque para a avaliação dos serviços públicos de saúde prestados à comunidade pelo Executivo Municipal. Com um índice médio de satisfação de 90% foram realizados 3 mil contatos com pessoas que utilizaram os serviços da FHSTE, Unidade Central, UBS’s, SAMU, Ambulância Cidadã, Centro de Referência da Mulher, Albergue em POA, UPA e Centro de Especialidades Odontológicas.

Ferramenta de gestão democrática
Conforme explica o prefeito, a Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.
“O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua Polis, lembrando que o índice de satisfação é medido com as pessoas que utilizaram os serviços.
“É extremamente importante reforçarmos isso, pois não podemos ser omissos e afirmar que a saúde pública está perfeita. Esse não é o objetivo do trabalho da Ouvidoria. Sabemos das dificuldades, das demandas que ainda precisam ser solucionadas e para as quais a Prefeitura tem trabalhado na busca por melhorias e adequações necessárias”, destaca o prefeito.
Segundo explica a ouvidora municipal, o grande objetivo do trabalho da Ouvidoria é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta e de atendimento das demandas do cidadão. “O serviço público é responsável por prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade. Este é o nosso produto: prestação de serviços. Por isso, prezamos pela competência e pela excelência nas ações que desenvolvemos”, ressalta Michele, explicando que são avaliadas desde estrutura, atendimento dos servidores, médicos, enfermeiros e dentistas, além de receber e encaminhar as sugestões do cidadão para melhoria sempre dentro da legalidade.

Contatos Ouvidoria
A Ouvidoria também recebe e procura encaminhar todas as manifestações da população aos setores competentes e, em seguida comunica o parecer ao manifestante. As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail, telefone ou pessoalmente.
Rua Rui Barbosa 117, Edifício Paladium, sala 4
Fone: (54) 3321-0730 / (54) 3519-0524 / 0800-6487050
E-mail: ouvidoria@erechim.rs.gov.br

Índice de satisfação – Outubro 2016
Fundação Hospitalar Santa Terezinha – 95,7%
Unidade Central – 94,3%
UBS Aldo Arioli – 95%
UBS Atlântico – 95%
UBS Bela Vista – 98,2%
UBS Capoerê – 98,3%
UBS Centro – 96%
UBS Estevão Carraro – 95%
UBS Jaguaretê – 96,4%
UBS Paiol Grande – 96%
UBS Presidente Vargas – 97%
UBS Progresso – 97,3%
UBS São Cristóvão – 96%
UBS São Vicente de Paula – 96%
SAMU – 96,6%
Ambulância Cidadã – 100%
Centro de Referência da Mulher – 98%
Albergue POA – 100%
UPA – 96,3%
Centro de Especialidades Odontológicas – 100%