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07/12/2016
SAMU completa cinco anos em Erechim com mais de 10,2 mil atendimentos
Serviço de urgência e emergência conta com o apoio da Ambulância Cidadã
Serviço de urgência e emergência conta com o apoio da Ambulância Cidadã
Com uma média de cerca de 200 atendimentos por mês, o SAMU Salvar (telefone 192) completou em outubro de 2016, cinco anos de atividades no município de Erechim. Desde a sua inauguração, no ano de 2011, as equipes do SAMU já realizaram 10.280 atendimentos em urgências e emergências.
O Serviço, que atende a urgências e emergências 24 horas por dia, conta com uma ambulância, além do apoio operacional da Ambulância Cidadã. A equipe de profissionais é composta por técnicos de enfermagem e condutores socorristas, ambos capacitados e habilitados para o serviço. O telefone disponível para contato é o 192.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a eficiência no atendimento prestado é comprovada pelos levantamentos realizados pela Ouvidoria da prefeitura, indicando o comprometimento de toda a equipe com o serviço prestado. “Do início do serviço, em 2011, até hoje, avançamos de forma importante na qualidade do serviço prestado. Agradecemos, em especial, à equipe da Rede de Urgência e Emergência pela dedicação e comprometimento demonstrados nestes cinco anos”, destaca Polis, afirmando que no mês de outubro, dos pacientes que usaram o serviço, o índice de satisfação com o SAMU ficou em 96,6% e com a Ambulância Cidadã em 100%.
Cinco anos do SAMU em Erechim (fone 192)
Ao ligar para o 192, o solicitante será atendido por um telefonista, que o passará ao médico para uma triagem do fato. O tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço. As equipes trabalham para que todo chamado da regulação seja rapidamente atendido pela base, com saída imediata da unidade solicitada. É realizado avaliação da vítima pelo profissional de enfermagem, que repassa ao médico o quadro real do paciente, muitas vezes medicando no próprio local.
Quatro anos da Ambulância Cidadã (fone 160)
Em 2012, a Secretaria de Saúde, colocou em funcionamento a Ambulância Cidadã, que hoje mantém uma média de 450 atendimentos/mês, num total de mais 24 mil atendimentos desde que entrou em funcionamento. Ela atende toda a função de baixa complexidade, prestando socorro às pessoas onde o caso é grave, mas não necessariamente imprevisto (telefone 160). A Ambulância Cidadã veio como um reforço importante para melhorar ainda mais o atendimento ao público. Através das chamadas ao atendimento da Cidadã, é possível conduzir pacientes até o hospital, ou conforme o caso, encaminhar ao SAMU.