https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11319/com-ndice-de-satisfao-de-94-ouvidoria-de-erechim--referncia-para-outros-municpios
30/12/2016
Com índice de satisfação de 94%, Ouvidoria de Erechim é referência para outros municípios
Ouvidoria Municipal ouviu mais de 38 mil pessoas para elaborar o relatório anual de 2016
Ouvidoria Municipal ouviu mais de 38 mil pessoas para elaborar o relatório anual de 2016
Criada, em 2011, para ser um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pelo Governo de Erechim, a Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM), realizou entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016 um total de 38.258 mil contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços da Prefeitura – que obtiveram índice de satisfação de 94,12% - além de 3.403 demandas recebidas. Desde 2011 foram 176.973 contatos de pós-atendimento e 14.958 demandas recebidas.
O relatório anual foi apresentado nesta quinta-feira (29), pela ouvidora do município, Michele Onhatte, ao prefeito de Erechim, Paulo Polis que ressaltou que a Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.
“O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua Polis.
A ouvidora Michele, também aproveitou a ocasião para ressaltar que a Ouvidoria recebeu a visita dos Prefeitos de Aratiba e Encantado, “esses municípios irão implantar o sistema de ouvidoria e estão tomando Erechim como referência, em virtude do grau de excelência obtido pelo serviço de ouvidoria em nosso município”.
Para o prefeito, vale ressaltar “O serviço público é responsável por prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade. Este é o nosso produto: prestação de serviços. Por isso, prezamos pela competência e pela excelência nas ações que desenvolvemos.”, destaca Polis.
De acordo com a ouvidora do município, Michele Onhatte, os resultados da Ouvidoria demonstram que a população tem desempenhado o seu papel de cidadã atuando como parceira da Prefeitura para melhoria da prestação dos serviços públicos. “A Ouvidoria Ativa (pós-atendimento) tem como objetivo ir em busca do munícipe para ouvir a sua satisfação em relação ao serviço utilizado, com o intuito de estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e da austeridade administrativa”.