https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11461/apresentao-da-programao-oficial-dos-99-anos-de-erechim
18/04/2017
Apresentação da Programação Oficial dos 99 Anos de Erechim
Com destaque para a área cultural, a programação alusiva aos 99 anos de criação do Município de Erechim (30 de abril de 1918), será aberta no sábado (22), no Centro Cultural 25 de Julho, com a show de humor protagonizado pelo ator erechinese Márcio Meneghel e o global Raphael Ghanem. O encerramento está previsto para o dia 20 de maio, também no CC 25 de Julho, com o Concerto Ítalo Brasileiro que reunirá o consagrado maestro Arnaldo Savegnago e Quinteto Musiart, o maestro e pianista italiano Gianmario Cavallaro e o Tenor Jean William Silva”. A programação completa foi apresentada nesta terça-feira (18), para representantes dos órgãos de comunicação social de Erechim e lideranças do setor público e da iniciativa privada, com destaque para o prefeito Luiz Schmidt; vice-prefeito Marcos Lando; presidente do Legislativo, vereador Alessandro Dal Zotto; Secretários Municipais: Vanir Clara Bernardi Bombardelli (Educação), Altemir Barp (Desenvolvimento Econômico), Valdir Farina (Administração), Leandro Basso (Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar); Linir Antonia Chiarello Zanella (Cidadania); Osvaldo Leite Camargo (Coordenação e Planejamento); Roberto Fabiani (Fazenda); Vincius Anziliero (Obras Públicas e Habitação); Dércio Nonemacher (Saúde); vereadores: Renan Augusto Soccol, Eni Scandolara, Rafael Ayub, Emerson Schelski, Flavinho Barcellos, Claudemir Araújo, Márcio Pavoni, vereadora Sandra Picoli Ostrovski; presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial - ACCIE, Claudionor Mores; presidente da CDL Lindanir Canello;
As festividades no âmbito do Poder Público municipal serão coordenadas pela secretária Vanir Clara Bernardi Bombardelli (Educação) e Altemir José Barp (Desenvolvimento Econômico), das secretarias que agregam as diretorias: de Cultura e Esporte, Turismo - setores anteriormente abrigados na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, em fase de extinção, através da reforma administrativa, em elaboração. A apresentação da programação esteve a cargo de Fernando Losado – Chefe do Setor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Educação, e Gleisson Assis, da Diretoria de Turismo. Fernando destacou a divulgação da programação através das redes sociais, apostando numa ampla divulgação e significativa participação comunitária - numa atitude ecológica inédita de preservação dos espaços onde seriam afixados materiais impressos, e também pela economicidade, na aplicação de recursos financeiros. Gleisson Assis ressaltou a orientação do prefeito Luiz Schmidt de fazer bem mais gastando bem menos.
Secretária de Educação
A secretária municipal de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli falou da aposta de revitalizar os espaços públicos e proporcionar bons momentos comunitários, como aconteceu nas festividades de Páscoa, realizada na Praça Daltro Filho. Destacou a responsabilidade de organização dos festejos dos 99 anos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do secretário Altemir Barp e valorizou a criatividade do grupo de trabalho, que promoveu a convergência de eventos para um período de aproximadamente 30 dias, e finalizou um calendário cheio de novidades. “Se não é farto o orçamento financeiro grande será nossa criatividade, que aliada aos bons parceiros fará a diferença na vida educativa, cultural, desportiva e turística de Erechim” - disse a secretária, num alusão a crise financeira nas receitas públicas e na economia de modo geral. Citando Machado de Assis que disse: “o destino como os dramaturgos não anuncia um desfecho favorável ao que desejamos executar”, a secretária Vanir garantiu que o grupo do qual faz parte no governo está disposto em programar boas peripécias, torcendo para sempre anunciar um desfecho favorável ao desejo de executar. Ela aproveitou para antecipar que eventos tradicionais como: Feira do Livro, Festa do Dia da Criança, Programação Natalina, estão com realização garantida, e chamou atenção para o Cine Autorama – uma novidade para Erechim – proposto pela RGE - e marcado para os dias 24 e 25 no espaço físico da Secretaria Municipal de Educação, na Av. Farrapos. “Estamos abertos a boas parcerias, para proporcionar bons momentos comunitários, que devem acontecer de forma gradativa e crescente”, finalizou.
Prefeito Municipal
O prefeito Luiz Francisco Schmidt agradeceu os meios de comunicação social sempre importantes na divulgação não da programação gerada pela prefeitura, mas pela programação que é colocada à disposição de uma cidade que quer continuar progredindo, apesar das dificuldades que vivemos, apesar da limitação dos recursos, apesar das limitações até mesmo de ordem pessoal que possamos por ventura ter. Os tempos são difíceis, mas nos queremos que a cidade avance e demonstramos isso nessa programação que até o sétimo dia prevê tão somente eventos culturais. Ela antecipou que além da licitação do estacionamento rotativo pago, também está preparando a reforma administrativa.
Programa/Modesto
- Se queremos reduzir estruturas, queremos na verdade aumentar a qualidade e a quantidade dos serviços em todas as áreas. Dizer – ainda prestando contas - e sei que era o sonho também de um vereador que está presente, Rafael Ayub, conseguimos concretar bunker da nova unidade de alta complexidade no tratamento de câncer do Hospital Santa Terezinha. Dizer que nesta programação, talvez até digam assim: a prefeitura propõe um programa talvez muito modesto para a capacidade da cidade de Erechim. Mas reafirmo que é adequada aos nossos tempos. Aquela máxima que não haveria um único centavo de investimento que não for inicialmente feito todos os investimentos necessários na saúde é a que continua valendo.
Apoios
- Tenho certeza que vamos contar sempre com o apoio dos órgãos de classe das diversas categorias profissionais e também contar com apoio indispensável da nossa Câmara de Vereadores, Por vezes, mesmo assim temos que continuar acreditando que é possível construir uma sociedade melhor, com os esforços e com a inteligência de todos. O repositório do conhecimento humano não se dá nas atividades da prefeitura e do Executivo.
Governar/Cobranças
- O repositório do conhecimento humano é a soma de todos os nossos esforços. É isso que nós queremos e vamos continuar fazendo. Talvez com a inteligência, com sapiência de todos aqui presentes, até porque ora as pessoas se afastam ora se aproximam mais, de acordo com suas disponibilidades de tempo. Mas nós não saberíamos governar não fora a sociedade nos cobrando, nos instigando, nos estimulando a continuar avançando em cada um dos passos que a gente pretende dar. A secretária Vanir Clara Bernardi Bombardelli, a exemplo disso - e quando falo nela falo em nome de todos os secretários -, sabe o quanto são cobrados. Tanto pela população, quanto pelos meios de comunicação, e é necessária essa cobrança, para que o serviço público seja aperfeiçoado. Disse ainda hoje de manhã para um empresário que me procurou, que os governos em todos os níveis são extremamente incompetentes, e o governo municipal não a exceção.
Participação/Inteligências
- A vantagem que temos numa cidade do nosso porte é o acesso a todas aquelas pessoas que estão investidas para o exercício dos cargos públicos, e elas tem que nos ouvir. Sejam os vereadores, sejam os secretários, seja prefeito, a população tem condições de nos corrigir. E não é na critica, mas precisamente, tanto o senhor governador, quanto o presidente da república, eles até nos recebem; tiram fotografias conosco, dão um tapinha nas costas, nos desejam sucesso e no dia seguinte nada se modifica. Aqui em Erechim não. Os vereadores cobram o prefeito, os meios de comunicação cobram o prefeito e os secretários e é por isso que a cidade avança. Não é fruto da consciência ou da inteligência de um só. Ela é fruto e repositório da consciência e do conhecimento de todos nós. A programação do município é voltada muito singelamente como que dizendo: pro favor, participem da cidade que é de todos.
Cidade de todos
- Eventualmente está lá o Schmidt e o Marcos Lando de plantão no Executivo por quatro anos. Mas cidade comemora no ano que vem os seus cem anos e queremos acreditar que no ano que vem consigamos fazer uma programação, não mais rica culturalmente, porque culturalmente essa programação é muito rica, mas que possamos contemplar outras áreas do conhecimento e do lazer também, que nesse momento não temos disponibilidade de recursos.
Saúde/Avançar
- Cobram do prefeito a respeito dos investimentos em outras áreas e o prefeito insiste na saúde, e tem razão para isto. No momento que em estamos mais fragilizados o Poder Público tem a obrigação de estar presente.Nós não podemos em nenhuma hipótese abandonar aquele que se socorre do sistema público de saúde, porque é muito fácil, quem tem dinheiro no bolso vai aonde quiser. Mas aquele pai de família com filha febril nos braços não tem onde se socorrer. E o desafio é, e o secretário Dércio Nonemacher sabe disso, é melhorar e muito. O sistema de saúde nunca será perfeito, em Erechim o outro lugar no país. Mas nós temos que avançar muito nas Unidades Básicas de Saúde e também na porta de entrada do Hospital Municipal Santa Terezinha.
Cidade de Todos
- O que criticamos não podemos continuar a fazer; é nossa obrigação mudar. É por isso que o desafio é permanentemente lançado e cobrado. Agradeço realmente a compreensão dos órgãos de comunicação que tem sido compreensivos com a situação vivida pelo município nesse momento e também com a Câmara de Vereadores. Temos os nossos embates, temos as nossas divergências, mas todos temos o mesmo objetivo – fazer a cidade avançar. E é isso que queremos também na oferta dessa programação da semana do município do ano de aniversário de 99 anos. O desafio é realmente conseguirmos continuar conversando e continuar construindo juntos, independente dos nossos credos religiosos, sociais,, políticos. A cidade não é e nunca vai ser de um único grupo político. A cidade é de todos nós.