https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11545/secretarias-unem-foras-para-buscar-conhecimentos-para-a-industria-hortifrutcola-de-erechim-e-regio-alto-uruguai
27/06/2017
Secretarias unem forças para buscar conhecimentos para a Industria hortifrutícola de Erechim e Região Alto Uruguai
Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Econômico unem forças para buscar conhecimentos para a Industria hortifrutícola de Erechim e Região.
Tecnologia e inovação, aplicadas ao setor hortifrutícola, foram palavras de ordem na 24ª HORTITEC - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que aconteceu em Holambra, de 21 a 23 de junho, no Parque da Expoflora.
Estainiciativa conjunta das Secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Econômico levou plantadores de Erechim e Região na mais importante feira de negócios do setor na América Latina onde reuniu em um só lugar todas as novidades da cadeia produtiva de flores, frutas, hortaliças e florestais e apresentou ao mercado as tecnologias que aumentam a produtividade e a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que reduzem o custo de produção e o consumo de recursos, como água e energia. Junto foi feito uma visita a CEASA de Campinas – SP onde é o maior centro de distribuição de flores da América do Sul que envia seus produtos para todo o Brasil.
Em uma área de mais de 30 mil m², 420 os empresários Erechinenses viram em primeira mão empresas expositoras brasileiras e estrangeiras apresentaram aos produtores de flores, frutas e hortaliças: sementes, bulbos, mudas, fertilizantes, irrigação, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, substratos, climatização, biotecnologia, assessoria técnica e em comércio exterior, literatura e produtos importados. A expectativa para esta edição era de receber mais de 30 mil visitantes de vários países e gerar um volume de negócios da ordem de R$ 100 milhões. Com um público formado essencialmente por produtores rurais e demais profissionais do setor -
Bons ventos também sopram para o segmento de flores e plantas ornamentais, que sente menos os impactos da crise nacional, uma vez que se mantém em crescimento. A previsão para 2017 era crescer entre 6% e 8%, a exemplo da evolução do setor apurada em 2016, mas a meta de 8% foi atingida já no primeiro semestre. O índice é menor que os verificados em anos anteriores, quando ficaram acima de 10%, mas são também bastante diferentes de outros setores que amargam estagnação e até recessão.
Acompanharam os produtores da Industria hortifrutícola de Erechim e Região, Carlos Lemos, Jean Marmentini e Lauro Bertolini da Sec. de Agricultura também Carlos Borba e Reinaldo Sartore da Sec. de Desenvolvimento Econômico.
Jandir Brunelo presidente da AFLAU – Associação dos Floricultores do Alto Uruguai, falou em nome dos 31 participantes onde falou da importância de visitar estes elementos que contribuem para o crescimento destes segmentos. Seu pensamento e de junto as secretarias é de abrir o um leque maior para a venda de seus produtos em novos mercados, buscando assim novas formas de distribuição, inclusive diretamente junto a CEASA de Porto Alegre.