Prefeitura Municipal de Erechim - Presença de público e posições relevantes na XI Conferência Municipal de Assistência Social

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11559/presena-de-pblico-e-posies-relevantes-na-xi-conferncia-municipal-de-assistncia-social

07/07/2017

Presença de público e posições relevantes na XI Conferência Municipal de Assistência Social

Presença de público e posições relevantes na XI Conferência Municipal de Assistência Social

 

 

A XI Conferência Municipal de Assistência Social reuniu um excelente público no Clube Caixeiral nesta quinta-feira (7), entre as 8 e 16 h. Foi um dia voltado aos direitos da cidadania com pronunciamentos, palestras e oficinas tendo como foco o tema: Garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A participação especial o grupo musical da Associação de Deficientes Visuais de Erechim, com a regência do professor Artur Batista, e a belíssima voz da Naira Freitas, contribuiu de modo especial para a abertura dos trabalhos.

 

Participaram da abertura oficial: prefeito Luiz Francisco Schmidt e primeira-dama Rosmari Schmidt; vereador Rafael Martins Ayub vice-presidente do Poder Legislativo; presidente do Conselho Municipal de Cidadania – COMAS, Margarete Dalpiva Czechowski; secretária de Cidadania Linir Zanella, Sra. Alzira Zambonato, representante das entidades de Assistência Social de Erechim; Sra. Fernanda Zanella, representante do segmento dos usuários do SUAS.

 

 

A secretária Linir Zanella falou da importância interligação da assistência social – usuários e trabalhadores do SUAS – com o poder público e a sociedade organizada. Lembrou que necessário evitar retrocessos e promover a garantia da autonomia e cidadania, no desejo que os entes federativos atuem sempre em benefício dos cidadãos, para que se construa uma sociedade mais justas e de direitos, em ações democráticas que resultem em responsabilidade e compromisso social, no enfrentamento a mudança desse quadro de desigualdades sociais na promoção do bem comum, sem qualquer preconceito de origem, raça, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação. “Que sejamos resolutivos nas demandas” - sugeriu.

 

Presidente do Legislativo

 

O vereador Rafael Ayub saudou a Conferência como espaço importante de discussão de uma questão de grande relevância como a assistência social. Ver o plenário cheio era motivo de orgulho para a organização e também dos participantes. “Agente sabe que a assistência social é responsável por aquelas famílias em situação de vulnerabilidade, responsáveis por dar esse acolhimento e aplicar políticas públicas que realmente tirem essas pessoas dessa situação. Aproveitem a conferência, pois aqui é o local para discutir esse tema”, avaliou. Rafael Ayub garantiu que a Câmara de Vereadores está aberta para essa parceria.

 

 

Prefeito Luiz Schmidt

 

Em seu pronunciamento o prefeito Luiz Francisco Schmidt cumprimentou a presença maciça dos servidores lotados na Secretaria de Cidadania. Já tratando do tema ele ressaltou que a assistência social necessita de políticas dignas que façam o cidadão avançar tanto pessoalmente na ordem econômica como socialmente. “Dizer que a integração não é cada um fazer a sua parte e sair fora é certo?. Não. O compromisso de todos é pelo todo”. Lembrando uma frase do falecido ex-presidente Tancredo Neves, o prefeito acrescento: “Enquanto houver uma só pessoa passando necessidade todo o desenvolvimento é falso”. Na avaliação dele, é com essa reflexão que o governo municipal trata a questão da assistência social. “Num momento dissemos que queremos uma sociedade mais fraterna, mais justa., no instante seguinte, finda o discurso e nada acontece. Será que estamos fazendo o máximo com os meios que temos; estamos fazendo parte ou fazendo de conta que fazemos?

 

Dizendo não se sentir bem quando ouve alguém dizer que está sendo feito o melhor possível, o prefeito acredita que o certo é dizer que está sendo feito o melhor possível e até o impossível. “Se quisermos recuperar o tempo que esse país tem atrasado, em relação aos direitos sociais de cada um de nossos cidadãos, será preciso fazer além daquilo que está ao alcance”. Ele não acredita que fazendo apenas o previsto em lei será necessário para avançar. “Nós temos que fazer realmente que essa lei seja humana, para ter a consciência tranquila e para isso temos de fazer mais. Ficarei muito triste se durante a minha gestão não avançarmos como sociedade”, finalizou.

 

Atividades

 

Na primeira parte das atividades a secretária do COMAS Jaqueline Borilli fez a leitura do Regimento da XI Conferência. Na continuidade, a secretária Adjunta Fabiana Cavagni apresentou a estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania em seus vários setores de atendimento ao público do SUAS.

 

No primeiro painel da manhã, Isolete Maria Bacca, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social e Assistente Social da Emater/RS-Ascar, falou sobre o tema da Assistência Social como Política de Seguridade Social.

 

Presidente do COMAS

 

Em sua manifestação a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, Margarete Dalpiva Czechowski reagiu positivamente com a presença de mais de 230 pessoas inscritas. No encerramento dos trabalhos ela avaliou o conjunto das atividades, reiterando que a população atendeu ao chamamento e se fez presente por suas lideranças. O resulta disso, segundo ela, foi um dia produtivo em defesa dos direitos que cabem aos assistidos. De acordo com informações de pessoas que participam há muitos anos, a XI Conferência foi que reuniu mais publico e com ativa participação ão nos debates. “Nosso objetivo era trazer as pessoas para participar e conseguimos”, resumiu a presidente do COMAS.

 

Demandas e Delegados

 

A Plenária Final enumerou as seis demandas para a Conferência Estadual e as quatro que serão apresentadas na Conferência Nacional. Entra os destaques: manutenção dos direitos conquistados; não ao retrocesso; efetivação dos direitos socioassistenciais; responsabilidade do Estado com o financiamento das políticas públicas. Também elegeram os delegados suplentes e titulares. Representando Organizações Governamentais: Fabiana Cavagni e Lígia Paula S.M. Gonçalves (Titulares); Margarete Dalpiva Czechowski e Maria Carmencita Fernandes da Silva (Suplentes). Pela Sociedade Civil Organizada: Fernanda Zanella e Ana Paula de Souza (Titulares); Rosemeire Pereira Sales e Marli Estela Vasconcelos (Suplentes).