https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11571/desenvolvimento-econmico-empresrios-compram-mquinas-e-buscam-inovao
18/07/2017
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Empresários compram máquinas e buscam inovação
O mercado gráfico tradicional está se transformando. O olhar do empresário deixou de ser somente para a impressão em papel e está incorporando novas tecnologias e equipamentos para impressão em grandes e pequenos formatos voltados para a comunicação visual. A 27ª edição da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, que foi realizada entre os dias 12 e 15 de julho, no ExpoCenter Norte em São Paulo e estava focada em abranger todos os segmentos e trouxe para o empresário gráfico novas oportunidades de expandir ou começar o seu negócio.
Com este cenário 44 empresários e técnicos de micro e pequenas empresas do ramo de Gráfica e Serigrafia de Erechim viajaram a São Paulo no dia 13, na missão empresarial proporcionada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, liderados Por Reinaldo Sartore, Diretor de Relações Institucionais e Socioeconômicas da Secretaria
Como um setor da feira estava voltado a pequenas empresas os erechinenses tiveram contato direto com muitas máquinas e equipamentos de pequeno porte, considerado o segmento que mais cresce nestes setores. Quatro empresas aproveitaram a viagem para adquirir máquinas, enquanto outros prospectaram negócios com máquinas e equipamentos para aquisição num curto prazo de tempo.
Marcelo Augusto Nogueira, da Conceitos Inovação Criativa Ltda., adquiriu uma máquina de Corte a Lazer que será um passo a frente para sua empresa.“Temos de nos adaptar ao mercado em constante evolução, pois o cenário muda a cada instante com novas demandas e exigências por parte de clientes e consumidores” – justificou.
O mesmo fez Jair Garstka, da Boa Vista Adesivos, que adquiriu uma soldadora de banners; Estevam Eccel da Filmstore Películas e Adesivos comprou uma máquina de impressão Plotter Digital; Paulo Hubner - da Digital Cartões - está fechando negócio com uma máquina plastificadora.
Mais da metade dos empresários participantes tiveram esta missão como a primeira visita auma feira da dimensão da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL. Eles agradeceram a Prefeitura Municipal pela oportunidadee também reiteraram o desejo de participar em futuras missões.
Números da Indústria Gráfica no Brasil.
Os dados divulgados pela ABIGRAF sobre o ano de 2016 indicam que o Brasil possui hoje quase 20 mil empresas gráficas, metade delas alojadas no Sudeste. Com geração de cerca de 200 mil empregos em todo o país, as gráficas brasileiras ainda movimentaram, aproximadamente, 45 bilhões de reais em produção durante o ano. Equem está começando e deseja empreender no segmento tem boas chances. Do total, 81% são de microempresas ou empresas de pequeno porte 16%.
Quase a metade dos impressos feitos no Brasil representam embalagens para produtos: 42% do total. Publicações como livros e revistas correspondem a 26%, enquanto o restante se divide entre materiais promocionais e de segurança, notas, formulários, etiquetas, cadernos, cartões, envelopes, etc.