Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito de Erechim se reúne com avaliadores do MEC  

">

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/11585/prefeito-de-erechim-se-rene-com-avaliadores-do-mec

14/08/2017

Prefeito de Erechim se reúne com avaliadores do MEC

   

 

O prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt esteve reunido na manhã desta segunda-feira (14), no Salão Nobre, com a comissão de avaliadores do MEC e representantes da URI Erechim em função da seleção e implantação do curso de Medicina no município.

 

Os avaliadores externos da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas, formada pela professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Helena Paro e pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Cunha Cury, juntamente com a integrante da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Fabiana Soares permanecerão em Erechim até o dia 17. Durante este período conhecerão a estrutura e a proposta de implantação do curso de Medicina na URI Campus Erechim. Também visitarão as instalações da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e conhecerão os programas disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais contemplados na proposta selecionada, que estão em Erechim, Getúlio Vargas e Nonoai.

 

Durante a reunião, o prefeito, que esteve acompanhado pelo secretário de Administração Valdir Farina, explanou rapidamente sobre a história de Erechim e admitiu que seu desejo é de que Erechim tenha um hospital-escola.

 

O reitor da URI Luiz Mário Spinelli e o diretor-geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado e o presidente da FuRI, Bruno Mentges, falaram a respeito da instituição de ensino e sobre os cursos que ela oferece. Declararam que a formação em Medicina atuará de forma conjunta com os demais cursos da área da saúde disponibilizados pela universidade.

 

O objetivo, segundo os avaliadores, é verificar se o que está no papel, realmente existe. “Sabemos que há uma grande expectativa com a visita para autorizar a abertura do curso, mas a gente está aqui para ajudar. Queremos ver o que acontece na realidade e a integração com a prefeitura e a instituição de ensino, pois no papel a gente já viu,” explica Fabiana. Geraldo deixou claro que a última comissão que esteve em Erechim, veio para visitar o município. E, que eles estão aqui para conhecer a instituição que já está selecionada, com o intuito de avaliar a abertura do curso. Depois da vistoria, o MEC tem prazo de 90 dias para deliberar sobre a abertura do curso.

 

O secretário municipal de Saúde Dércio Nonemacher, expôs sobre a estrutura de saúde do município, enquanto que o assessor técnico, Jackson Arpini, que acompanha a equipe, afirma não ter dúvida de que a abertura da Medicina em Erechim será um ‘divisor de águas’ para a região do Alto Uruguai, que abrange 32 municípios e cerca de 240 mil pessoas.

 

URI Erechim

 

Ontem, a equipe também esteve conhecendo as instalações da URI que foram apresentadas pelo diretor administrativo Paulo Roberto Giollo, pela diretora acadêmica, Elisabete Maria Zanin, pela coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Miriam Wisniewski e pelo coordenador do curso de Medicina, Sérgio Bigolin.

 

Eles estiveram no setor administrativo e depois nos laboratórios em que os acadêmicos realizarão as aulas práticas e conversaram com os professores responsáveis pelos setores.

 

Os avaliadores não estão autorizados a dar entrevistas para a imprensa, que esteve no local apenas para coletar imagens.