https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11645/escola-prisional-neja-renascer--inaugurada-em-erechim
04/09/2017
Escola Prisional NEJA Renascer é inaugurada em Erechim
O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, prestigiou na sexta-feira (1º), a inauguração da Escola Prisional NEEJA Renascer, no Presídio Estadual de Erechim. No local serão oferecidas aulas de ensino fundamental e médio para detentos do regime fechado.
O conselho da Comunidade, junto com diversos órgãos e entidades, que vislumbrou a construção da escola, e arrecadou recursos. O espaço conta com duas salas de aula com capacidade para cerca de 30 alunos cada, biblioteca, banheiros e secretaria.
Em seu pronunciamento, a administradora do presídio, Solange Bazzan, disse que 80% da população privada de liberdade do presídio de Erechim não possui ensino fundamental completo e que a escola prisional atende a uma das demandas dos detentos.
O prefeito partiu de uma reflexão diferente, mostrando a visão de um apenado que, tendo a oportunidade de estudar dentro do presídio, pode construir outra história em seu retorno ao convívio em sociedade.
De acordo com o coordenador da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Alencart Loch, as aulas devem iniciar no próximo ano e agora seguem os trâmites quanto às questões pedagógicas e de recursos humanos.