https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11648/mais-de-2400-pessoas-vo-desfilar-no-7-de-setembro
05/09/2017
Mais de 2.400 pessoas vão desfilar no 7 de setembro
Cerca de 2.400 pessoas que estarão representando 59 entidades, participam do Desfile Cívico, na quinta-feira (7), na Avenida Maurício Cardoso em Erechim. A programação inicia às 9h e encerra a programação da Semana da Pátria que teve início no dia 1º de setembro, com o acendimento da Pira.
Participam do desfile, escolas municipais, estaduais e particulares, órgãos de segurança pública, grupos de escoteiros, instituições culturais e tradicionalistas, Apada, Senai, Força Voluntária em Defesa Civil, Reservistas, bandas marciais, grupos de carros e veículos antigos e o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.
Neste ano, o homenageado da Semana da Pátria em Erechim é o médico Paulo Dias Fernandes, que também é escritor e membro da Academia Sul Rio-grandense de Literatura e Academia Erechinense de Letras.
A definição do homenageado vai ao encontro dos temas propostos para a semana neste ano. No país, o mote é “Oswaldo Cruz – Centenário da Morte do Sanitarista”, renomado no mundo científico internacional, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e participante ativo da vida política do país. E, em âmbito Estadual, as comemorações da semana da pátria recaem à “80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” e aos “70 anos da Chama Crioula”. O tema proposto pela Liga de Defesa Nacional de Erechim (LDN), para 2017, é “Cidadania, conhecimento e equidade: olhares locais”.
Por solicitação do Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, o Desfile Cívico contará com intérprete de Libras, no Palanque Oficial.
Homenageado - Paulo Dias Fernandes
O homenageado da Semana da Pátria 2017 em Erechim é o médico Paulo Dias Fernandes. Paulo Fernandes nasceu em 22 de julho de 1929, na casa dos avós maternos, no segundo distrito de Santa Maria, porém foi registrado no terceiro distrito de São Gabriel, denominado Catuçaba. O pai era escrivão e foi tenente da Revolução de 1923. Sua mãe, Dorilda era de Santa Maria e o único irmão, Eurico, é aposentado.
Paulo estudou no Colégio de Santa Maria dos Maristas e iniciou em 1950 a Faculdade de Medicina, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Tem especialização em Otorrinolaringologia e continua a exercer a sua profissão. Realizou residência média no Rio de Janeiro e teve estada em Barcelona.
Veio para Erechim em 1957, através do convite do médico Fernando Gomes da Silveira. Paulo Fernandes é casado com Ivone e pai de Gil, que é zootecnista e criador e de Lis, que seguiu os passos do pai e é médica otorrinolaringologista.
Paulo Dias Fernandes também é escritor e, em sua vida literária escreveu seu primeiro conto aos 17 anos, que foi inclusive, publicado na revista Ideal de Porto Alegre. É autor de diversos trabalhos em revistas médicas, além de cinco livros que tratam de sua especialidade.
No campo da literatura, escreveu cinco contos, duas novelas, cinco romances. Também desenvolveu um trabalho sobre contos e sessenta histórias infantis, vendidas no Brasil e exterior. É membro da Academia Sul Rio-grandense de Literatura e Academia Erechinense de Letras.
Quinta-feira (7/09)
Hasteamento dos Pavilhões: 9h
Local: Praça da Bandeira
Nacional – Prefeito de Erechim – Luiz Francisco Schmidt
Estadual – Presidente da LDN/Núcleo de Erechim – capitão Alessandro Bauer
Municipal – Homenageado da Semana da Pátria - Paulo Dias Fernandes
Desfile Cívico
Extinção do Fogo Simbólico
Arriamento dos Pavilhões:
Nacional – Exército Brasileiro
Estadual – Comandante do 13BPM
Municipal – Homenageado da Semana da Pátria
Guarda do Fogo: Força Voluntária em Defesa Civil