https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11652/cerca-de-2500-pessoas-desfilaram-no-7-de-setembro-em-erechim
08/09/2017
Cerca de 2.500 pessoas desfilaram no 7 de setembro em Erechim
O tradicional Desfile Cívico em Erechim levou centenas de pessoas às ruas centrais da cidade. Muitos levaram suas cadeiras e chimarrão para assistir com mais comodidade às três horas de desfile nas Avenidas Maurício Cardoso e Sete de Setembro e na Praça da Bandeira.
Conforme a organização do evento, participaram do desfile cerca de 2.500 pessoas de mais de 60 organizações, entre escolas municipais, estaduais e particulares, órgãos de segurança pública, grupos de escoteiros, instituições culturais, de esporte, dança e tradicionalista, Força Voluntária em Defesa Civil, Reservistas, bandas marciais, grupos de carros e veículos antigos e o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Alegrete/RS, entre outros.
Do Palco Principal, o prefeito Luiz Francisco Schmidt, o juiz Juliano Rossi, o promotor Gustavo Burgos, o capitão do Exército Brasileiro Ramon Santos, o presidente do Legislativo Alessandro Dal Zotto, o homenageado da Semana da Pátria Paulo Dias Fernandes e o presidente da Liga de Defesa Nacional – núcleo Erechim capitão Alessandro Bauer, prestigiaram todo o desfile, assim como os secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
Todas as ações do Palco Principal e todo o desfile foram traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela intérprete Roseli Krebs.
O homenageado da Semana da Pátria, o médico e escritor, Paulo Dias Fernandes, recebeu inúmeras manifestações de carinho neste dia 7 de setembro, inclusive uma carta entregue durante o desfile pelo neto escoteiro e escrita pela família. Naquelas linhas, os filhos e netos o parabenizavam pela justa honraria e se desculpavam pelo fato de não poderem estar com ele neste dia, fato que levou Paulo Fernandes às lágrimas. Fernandes é membro da Academia Sul Rio-grandense de Literatura e Academia Erechinense de Letras.
Neste ano, o tema que norteou as atividades da Semana da Pátria, definido pela Liga de Defesa Nacional – núcleo de Erechim, foi ‘Cidadania, conhecimento e equidade: olhares locais’. A definição do homenageado em Erechim foi ao encontro do tema proposto para a semana no país, com o mote ‘Oswaldo Cruz – Centenário da Morte do Sanitarista’, renomado no mundo científico internacional, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e participante ativo da vida política do país. Em âmbito Estadual, as comemorações tiveram como proposta a‘80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria’ e os ‘70 anos da Chama Crioula’.
A Semana da Pátria 2017 foi encerrada com o arriamento dos Pavilhões e extinção do Fogo Simbólico.