https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11657/aberto-oficialmente-o-acampamento-farroupilha
11/09/2017
Aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha
O segundo maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul, o 9º Acampamento Farroupilha de Erechim 2017, foi aberto oficialmente na tarde de sábado (9), no Parque da Accie, com a presença de autoridades, acampados, tradicionalistas, comissão organizadora e imprensa.
O patrono dos Festejos Farroupilha em Erechim Joaquim Samuel do Nascimento e o tema deste ano instituído pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho é “Farroupilhas: Idealistas, revolucionários e fazedores de histórias”.
Durante a solenidade foi feita a fusão da Chama Itinerante da 19ª RT e da Chama Crioula Estadual. Em seguida, a coordenadora da 19ª RT, Cleusa Sotoriva, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o cavaleiro Elias Robusto e o patrono Joaquim Samuel do Nascimento acenderam o candeeiro que deu origem à Chama Crioula 2017, do Acampamento Farroupilha de Erechim e que permanecerá acesa até o encerramento dos Festejos Farroupilha, no dia 20 de setembro.
A Chama Itinerante da 19ª RT foi acesa em 1º de abril de 2017, junto ao CTG Galpão Campeiro e percorreu os municípios da região. Neste ano, a Chama Crioula homenageia as crianças, com o intuito de que elas sejam as protagonistas do centenário do MTG, daqui a 50 anos. A Chama Crioula Estadual, percorreu 30 Regiões Tradicionalistas. De Mostardas à Erechim, foram cerca de 600 km percorridos pelos cavaleiros.
Na solenidade, o padre Valter Girelli, abençoou o fogo e depois deu a bênção individual em todos os galpões.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Francisco Schmidt, relembrou que alguns disseram que com ele como gestor não haveria acampamento e rali. “Teve o rali e como foi sucesso, tenho certeza que o Acampamento também vai ser, ” declara.
O presidente da Accie, Claudionor Mores, afirma que é um sonho da 19ª RT ter um parque e quem sabe num futuro próximo, o Parque da Accie e da RT sejam vizinhos. “O tempo vai explicar melhor o que estou dizendo, e aí poderemos unir mais forças ainda. Será muito bom ter os dois parques muito próximos e poder otimizar eventos e nos ajudarmos, assim como está sendo a união destas entidades e instituições que se uniram para realizar este evento, ” completa. .
Para a coordenadora da 19ª RT, Cleusa Sotoriva, o mês de setembro para os tradicionalistas deve ser de agradecimento pelos feitos destes nove anos de festejos farroupilha. “Agradecer é pouco, reconhecer é o mínimo que podemos fazer. É nosso dever e obrigação, porque apesar dos empecilhos mantemos nossa organização unida e forte,” declara.
Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alessandro Dal Zotto, se declara feliz em ver que neste ano a Chama Crioula é em homenagem às crianças. “Se existe uma forma de conexão com o Patrão Velho lá de cima se dá pela simplicidade e atitudes que as crianças nos mostram no dia a dia. As crianças que estão em um CTG, ligadas a cultura gaúcha são crianças que vão prosperar e fazer com que nossa sociedade se torne cada vez melhor,” conclui.
Os promotores do evento são a prefeitura de Erechim, a 19ª Região Tradicionalista do MTG, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) e o Sesc Erechim.
Patrono - Joaquim Samuel do Nascimento
O patrono da 9ª edição do Acampamento de Erechim é Joaquim Samuel do Nascimento. Nascido em Getúlio Vargas, em 1954. É filho de João Samuel do Nascimento e Almerinda Samuel do Nascimento.
Ainda quando criança, seus pais se mudaram para Linha Chapadão, hoje pertencente ao município de Paulo Bento.
Durante sua infância simples, o meio de locomoção da família era o cavalo e, por isso, participava de carreiradas com os amigos.
O tradicionalismo sempre esteve presente na família Samuel, sendo a bombacha item essencial da vestimenta dos avós, tios e pai de Joaquim. Assim, já na juventude, foi baterista em um conjunto musical formado pelos irmãos e chamado de “Os Gauchinhos da Querência”.
Aos 19 anos, mudou-se para Erechim a fim de estudar e trabalhar e, então, ingressou na empresa Menno, na qual trabalhou com metalúrgico até a sua aposentadoria no ano de 1995.
Casou-se em 1978 com Ivete Maria do Nascimento com a qual tem dois filhos: Gleison e Greicimára.
Sua história no tradicionalismo em Erechim teve início em 1993 quando adquiriu um título de “Sócio Patrimonial” do CTG Galpão Campeiro.
Nessa entidade tradicionalista a família passou a frequentar e a colaborar. Dessa forma foi Patrão por duas gestões: 2004 a 2005 e 2008 a 2010, além de outros cargos ocupados anteriormente na patronagem como Capataz, Sota-capataz e coordenador das invernadas de dança.
Desde o ano de 2012, é integrante do Conselho de Vaqueanos da 19ª Região Tradicionalista.