Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim desenvolve ações da Semana Nacional do Trânsito

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11683/erechim-desenvolve-aes-da-semana-nacional-do-trnsito

19/09/2017

Erechim desenvolve ações da Semana Nacional do Trânsito

Com o tema ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’, iniciou nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito, com ações em Erechim. A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação, Secretaria de Segurança Pública, e pela Diretoria Municipal de Trânsito.

Durante a foram realizadas apresentações de peças teatrais com o tema trânsito, no Centro Cultural 25 de Julho. A primeira foi da turma do 6º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental Luiz Badalotti, que encenou a peça ‘Descuidados Ocasionais’. Em seguida foi a vez das crianças do 1º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, ocupar o palco com a peça que é uma releitura da história do Pequeno Príncipe.

Na parte da tarde, foram expostos dados estatísticos, projetos e ações da Diretoria Municipal de Trânsito de Erechim. Depois, o Núcleo de Educação para o Trânsito, de Passo Fundo explanou sobre as atividades que desenvolve.  

Na abertura do evento, o vice-prefeito Marcos Lando, lembrou que as estatísticas de morte no trânsito no Brasil são superiores as mortes ocorridas em países que vivem em conflitos, como no Oriente Médio. Por isso, para ele, é importante desenvolver trabalhos de conscientização não só de motoristas, mas também dos pedestres. “Sei que cada um de vocês que estão aqui, podem estar no veículo de seu pai e dizer: hoje nós tivemos uma palestra sobre trânsito, quem sabe o senhor possa ir mais devagar. Isso é buscar segurança,” declara.

O secretário de Obras Públicas e Habitação, responsável pela pasta de Segurança Pública e Proteção Social, Vinicius Anziliero, disse que talvez, os motoristas mais antigos, não consigam mudar certos vícios ao volante, mas afirma que os jovens que estavam naquela plateia, poderão mudar essas estatísticas de violência no trânsito brasileiro. “É por isso que a Diretoria de Trânsito, investe cada vez mais na educação. Temos que nos conscientizar para que ele não faça mais vítimas, não podemos ter o trânsito do Brasil estatísticas maiores do que uma guerra, e isso venho escutando desde a minha adolescência, ” enfatiza.  

 

O diretor de Trânsito de Erechim, Luiz Weschenfelder, acredita que essa conscientização deveria ocorrer todos os dias, porque, de acordo com ele, os números provam que acidentes com vítimas dizimam vidas que correspondem a pequenas cidades em números.