https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11834/mutiro-oftalmolgico-da-secretaria-municipal-de-sade-atende-mais-de-100-pessoas
04/12/2017
Mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 100 pessoas
O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (2), um mutirão de consultas oftalmológicas com o intuito de dar mais agilidade diminuindo a fila de espera para este atendimento.
A ação foi possibilitada pelo recurso destinado pela Câmara de Vereadores de Erechim à Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 1 milhão para aquisição de exames e consultas. Com este montante, foi realizado convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) e a Clínica Santa Luzia, para disponibilizar 100 atendimentos especializados de acuidade visual, que são mais rápidos e menos complexos, mediante agendamento.
Os atendimentos foram realizados na Clínica Santa Luzia, durante toda manhã de sábado e, durante a semana, a equipe da Secretaria de Saúde, entrou em contato com os 115 pacientes para agendar os horários.
O secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, explica que o mutirão foi feito para diminuir a demanda, pois a fila que está na secretaria há mais de dois anos, conta com 1.380 pessoas. Além disso, a pasta mantém convênio com Aratiba e o Hospital Santa Terezinha, em que são feitas mais 160 consultas de acuidade visual por mês.
De acordo com Nonemacher, o objetivo para os próximos meses é continuar fazendo os mutirões e ir diminuindo a fila de espera.
Para o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, que esteve pela manhã na clínica, “a comunidade que trabalha unida transpõe seus obstáculos e vence suas lutas com menor dificuldade. O trabalho unido estimula todos a laborar ainda mais. ”
Os atendimentos foram adquiridos da Fundação Hospitalar Santa Teresinha de Erechim (FHSTE), considerando que a secretaria já possui convênio com a casa de saúde que oferece 500 atendimentos especializados mensalmente. Com este recurso, o objetivo é aumentar também as consultas nos setores mais demandados que são de cardiologia, urologia e as cirurgias geral e oftalmológica. Também está sendo analisado a aquisição de exames como ecografias, tomografias e ressonâncias.
O secretário comenta ainda que, para aumentar o acesso aos serviços de saúde, o município adquire alguns procedimentos privados com recursos próprios, já que, muitas vezes, os quantitativos do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes para atender toda a demanda, ainda mais em momentos de crise, em que muitas pessoas migram de convênios para o SUS.