Prefeitura Municipal de Erechim - Natal Erechim Cidade dos Povos - Natal para surpreender moradores e visitantes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1186/natal-erechim-cidade-dos-povos---natal-para-surpreender-moradores-e-visitantes

21/11/2007

Natal Erechim Cidade dos Povos - Natal para surpreender moradores e visitantes

Natal Erechim Cidade dos Povos - Natal para surpreender moradores e visitantes

Natal Erechim Cidade dos Povos - Natal para surpreender moradores e visitantes
Natal Erechim Cidade dos Povos - Natal para surpreender moradores e visitantes
Um Natal com a participação da comunidade voluntária, com quase 300 funcionários contratados, com investimento superior a de outros anos, com qualidade técnica e apresentações artistas exclusivas da cidade para os visitantes e o povo de Erechim se surpreender. É assim que está sendo preparado e desenvolvido o ‘Natal Erechim – Cidade dos Povos’ que abre neste domingo, dia 25 de novembro, às 21h na Praça da Bandeira.
Na tarde de ontem, as organizadoras: Rose Hackmann – arquiteta da secretaria municipal de Planejamento; Linir Zanella – presidente da Ação Voluntária Bota Amarela; e as profissionais da Coopsul, Andréia Faresin – engenheira responsável pela execução; Aidé Flores – coordenadora administrativa e Rosane Cechet – responsável pela execução da decoração, se reuniram na Av. Mauricio Cardoso para apresentar o projeto que está sendo desenvolvido pela empresa Coopsul (vencedora da licitação pelo terceiro ano).
Rose destacou a qualidade técnica do projeto, os recursos investidos, o material que deverá ser reutilizado nos próximos anos, e uma peculiaridade: a execução do projeto estar sendo chefiada por mulheres.
Segundo Linir, os voluntários do Bota Amarela estão trabalhando na confecção dos materiais decorativos. Além deles outras entidades ajudam no corte das garrafas pet, somando quase 50 pessoas. Para ela, o grande diferencial deste Natal é a participação da comunidade que dessa maneira se envolve ainda mais com o espírito natalino.
Rosane enfatizou como será a decoração. “Os arcos ao redor da Praça da Bandeira vão trazer a mensagem ‘Boas Festas’ nas línguas alemã, italiana, israelita e polonesa”. Segundo ela, os motivos da decoração valorizam o que a cidade tem de bonito e o tema serve para os jovens conhecerem como cada povo comemora o seu Natal. “O povo vai se surpreender com a decoração”, destacou Aide.        
São quase 300 pessoas envolvidas na decoração natalina e mais de 60 trabalhando até a madrugada para deixar tudo pronto para este domingo, sendo que muitos objetos serão expostos apenas no dia da abertura. Conforme Andréia, a colaboração da comunidade é fundamental para que até o dia 6 de janeiro, quando encerra a programação, tudo transcorra sem problemas. “Mesmo com guardas circulando pelo centro da cidade, vândalos continuam destruindo a decoração que nem foi inaugurada”, aponta. Rose ressaltou, que as pessoas precisam ter consciência de que nos próximos anos, os materiais utilizados agora poderão ser reaproveitados, e a decoração poderá se estender para outros pontos da cidade. “Cabe aos lojistas também, o zelo pelos enfeites”, finalizou Aide.
A coordenação do Natal Erechim Cidade dos Povos, esta sob responsabilidade do Secretário de Cultura Esporte e Turismo, Elídio Cervo, com apoio das etnias do município.