Prefeitura Municipal de Erechim - Bovinocultura de Leite - Centenas de produtores reunidos em Linha Mariga

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1187/bovinocultura-de-leite---centenas-de-produtores-reunidos-em-linha-mariga

21/11/2007

Bovinocultura de Leite - Centenas de produtores reunidos em Linha Mariga

Bovinocultura de Leite - Centenas de produtores reunidos em Linha Mariga

    Cerca de 800 produtores participaram do dia de campo regional da bovinocultura de leite realizado na propriedade do empresário rural Volnei Mariga, em Linha Mariga, interior do município de Erechim. Nas  cinco estações percorridas pelos participantes, agrônomos, médicos veterinários, e técnicos da Emater-ASCAR/RS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cotrel e Cotrigo conversaram com os produtores a respeito das pastagens de verão e inverno, a qualidade do leite, a diversificação e a industrialização, a irrigação de pastagens, e o uso de plantas medicinais em bovinos. A promoção é da Emater-ASCAR/RS, Prefeitura Municipal, Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Cotrel, Cotrigo, Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai (ADEAU), Uri Campus de Erechim, Corlcac.
    Os trabalhos foram abertos às 9 h. Erechim esteve representado pelo prefeito Eloi Zanella. Da parceria responsável pela promoção do dia de campo: prefeito Joarez Sandri (presidente da Amau), José Rodolfo Mantovani (Secretário Municipal de Desenvolvimento de Erechim). A  Emater-Ascar/RS, esteve representada pelo Médico Veterinário Cilon Cunha Fialho (Diretor Administrativo),  Eng, Agrônomo Paulo Silva (Diretor Técnico), e Eng. Agrônomo Luiz Ângelo Poletto (Gerente Regional Erechim). Pela Cotrel  Nelson Girelli (vice-presidente), Rogério Hanel (Cotrigo), Osmar Redin (Corlac), Talmir Batistelli (Banco do Brasil), Ademir Lira (Sutraf-Sul), Adelino Collet (Agência de Desenvolvimento). O professor Antônio Sérgio Amaral, coordenador do Curso de Engenharia Agrícola, representou a URI Campus de Erechim.

Tradição
    A empresa familiar rural Volnei Mariga é considerada modelo de produtividade. Toda a área é aproveitada. O patriarca Santo Mariga  - já falecido - chegou em Erechim no início da década de 1920. Passados 85 anos a segunda geração está administrando a propriedade. Volnei é filho de Vitório e Anastácia e casado com Marisa Maróstica Mariga com quem tem dois filhos Diego Luis e Aline. É uma típica propriedade rural familiar com todos os familiares se envolvendo diretamente nas atividades. É referência positiva nas cadeias de leite (queijaria), carne e grãos. O dia começa cedo em Linha Mariga. “Por volta das 5 h”, diz Marisa Mariga, coordenadora da queijaria e das demais atividades que envolvem a produção de leite. Mas toda a área é produtiva. Na sede bem estruturada com setores distintos para as variadas atividades existe uma piscina e um chapéu de palha construído em madeira de lei. É o local da lazer dos Mariga  “Trabalhamos para melhorar a nossa qualidade de vida e dos filhos”, resume Marisa.  

Trabalho

    Volnei Mariga vê o dia de  campo da bovinocultura de leite como uma oportunidade de partilhar com outros produtores a tecnologia que desenvolve e que faz a propriedade alcançar  indicadores considerados de alto padrão no setor leiteiro. “Abrimos nossas portas para vejam tudo. Quem sabe não fazem até melhor nas suas propriedades!”, declarou amável ao dar às boas-vindas aos companheiros de lida na atividade primária, vindos de vários municípios da região.

Dedicação
    Ao percorrer a propriedade dos Mariga e ver a variedade de atividades primárias e o conforto que cerca a família, o prefeito Eloi Zanella destacou que ali está um exemplo de que o interior pode ter o conforto que a cidade oferece. “E se não tiver esse objetivo para que serve o trabalho!”, sublinhou. Na avaliação dele o diferencial está na perseguição do sonho e no planejamento das atividades. “Observando bem esta propriedade sentimos que existe muito amor, carinho e dedicação; e são apenas quatro pessoas na família”, acrescentou.
    Os Mariga chegaram no local há 85 anos, mas a propriedade evoluiu permanentemente até chegar a condição de modelo. Por se tratar de uma posse de italianos, o estágio que ela se encontra tem muito do desejo de vencer dos imigrantes que saíram da itália há mais de cem anos na busca do sonho e da felicidade, longe das doenças, das pragas que assolavam a Europa no século 19. “E quando vemos um lugar como este, no mesmo nível de uma similar na itália de hoje, sentimos que tudo é possível fazer quanto a gente quer” .
    O Prefeito Zanella encerrou a participação no dia de campo em Linha Mariga repercutindo a surpresa do primeiro momento: “Quem veio com a idéia de mudar e de transformar sua propriedade vai encontrar aqui boas referências. Esta propriedade enche os olhos porque tem uma cultura de paz, amor, prosperidade e de partilhamento do que conseguiu com o trabalho e permanente evolução”.

Testemunha
    Cilon Fialho, diretor Administrativo da Emater-ASCAR/RS, destacou que conhece Volnei Mariga de muito tempo e sabe da competência e organização do produtor. Para ela não existe dúvidas quanto a potencialidade dos Mariga e da dinâmica que aplicam na propriedade.    

Programa
    O secretário José Rodolfo Mantovani diz que a promoção foi positiva para o setor leiteiro no município. Lembrou que o governo municipal tem um programa voltado para a Bovinocultura de Leite e já conta com 43 produtores que aderiram ao projeto. O município entra com o maquinário agrícola  e financia as sementes, os insumos, arames, eletrificadores de cerca, e assistência técnica através do escritório municipal da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.  A meta é 100 produtores rurais no próximo ano, representando 25% dos produtores cadastrados no município.