Prefeitura Municipal de Erechim - Capacitação para o Programa Saúde na Escola
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/12045/capacitao-para-o-programa-sade-na-escola

12/04/2018

Capacitação para o Programa Saúde na Escola


Professores, coordenadores de escolas municipais e estaduais, profissionais da saúde e servidores das Unidades Básicas de Saúde estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para participar de capacitação promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE). O tema abordado nesta quarta-feira (11), foi “Direito sexual e reprodutivo e prevenção das ISTs/AIDS”.
Estiveram presentes o secretário municipal interino de Saúde, Roberto Fabiani, que responde pela pasta da Fazenda; a secretária de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli; a professora Claire Bresolin, representando a 15ª Coordenadoria Regional de Educação; e a coordenadora do PSE da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, a nutricionista Naiara Rigo.
Os secretários municipais de Saúde, Roberto Fabiani e a de Educação, Vanir Clara Bombardelli, falaram sobre a importância do trabalho realizado em conjunto e frisaram que a prevenção é muito importante. Comentaram ainda sobre a importância que o professor tem dentro deste projeto, que é o de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a prevenção para evitar essas doenças. 
Durante este ano, o Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE, que atua com planejamento, monitoramento e avaliação das ações, desenvolverá uma série de capacitações voltadas aos temas prioritários para o desenvolvimento do programa.
Erechim aderiu ao programa em 2011 e, o objetivo do PSE, é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Atualmente no município, 21 escolas e 18 equipes de atenção básica fazem parte do PSE, abrangendo assim, mais de 7 mil alunos, que participam de ações promovidas pelo programa, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, 15ª CRE e a 11ª CRS.
A enfermeira do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE/IST/AIDS), Clarice Maroso e o médico infectologista Vanderlei Madalozzo, abordaram sobre o tema da palestra. Os dois profissionais falaram sobre as formas de transmissão das ISTs e como elas se manifestam, entre outros temas. De acordo com eles, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que mais de um milhão de pessoas adquirem diariamente uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).