Prefeitura Municipal de Erechim - Palestra esclarece sobre o uso de medicamentos

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/12118/palestra-esclarece-sobre-o-uso-de-medicamentos

09/05/2018

Palestra esclarece sobre o uso de medicamentos


O Uso Racional de Medicamentos foi tema de palestra aberta ao público ontem (8), em mais um evento do Projeto “100 Anos, 100 ações de prevenção e promoção em saúde” da Secretaria Municipal de Saúde. No Rio Grande do Sul, a data de 5 a 11 de maio marca a Semana Nacional do Uso Racional de Medicamentos, realizada anualmente conforme determina a Lei 14.627/14.


Ao abrir o evento na Câmara de Vereadores de Erechim, Jackson Arpini, Secretário de Saúde, destacou o suporte dado pelo Município a população que precisa do apoio do poder público para ter acesso a medicamentos: “Atualmente disponibilizamos 165 itens de atenção básica à saúde para os que vêm em busca desta ajuda”. Precedendo a palestrante da tarde, Luciane Schwarzbach, farmacêutica e bioquímica, pontuou que “um medicamento tanto pode curar como matar, dependendo do uso que se faz dele”.
Heliara Deifenthaeler, mestra em Ciências Farmacêuticas, desenvolveu o assunto para uma plateia atenta e participativa que expôs suas dúvidas e fez questionamentos à profissional. Ao abordar os vários aspectos do Uso Racional de Medicamentos, a palestrante repassou informações oficiais resultantes de pesquisas e estudos e ressaltou pontos como:

- Somente 15% da população consome 90% da produção mundial de medicamentos;
- E 1/3 da população não tem acesso a medicamentos;
- Em torno de 50% dos pacientes usam remédios de maneira inadequada;
- Mais de 25 mil medicamentos estão à disposição no Brasil;
- Adquirir medicamentos sem necessidade ou sem a prescrição profissional, traz grande perigo à saúde;
- Nos últimos 5 anos o MS computou 60 mil casos de intoxicação medicamentosa;
- As maiores consequências da automedicação são as reações adversas que podem agravar uma patologia ou fazer surgiu outra e a interação entre os medicamentos quando um pode potencializar ou anular o outro;
- Os locais mais inadequados para guardar medicamentos são a cozinha e o banheiro;
- O ideal é acondicionar as embalagens em uma caixa plástica, longe de umidade e calor;
- Quando um medicamento necessitar de refrigeração, nunca colocá-lo na porta da geladeira onde a variação de temperatura acontece pelo abre e fecha.